Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

Governo do Amapá promove qualificação digital e fortalece independência financeira de mulheres, em Macapá

Parceria entre Secretaria de Políticas para Mulheres e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac oferece cursos que impulsionam autonomia e inclusão produtiva de atendidas pelos centros estaduais.

Por Rafaela Pereira
13/11/2025 15h07
Governo do Amapá promove qualificação digital e fortalece independência financeira de mulheres, em Macapá

O Governo do Amapá, em parceria com o Sistema Fecomercio/Sesc/Senac, está promovendo o curso “Aplicativos Básicos de Informática”, voltado à capacitação e inclusão digital de mulheres atendidas pelos centros que pertence à Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM). A formação iniciou no dia, 4, e vai até, 3, de dezembro de, no CEP Senac, com carga horária de 80 horas e aulas realizadas das 8h às 12h.

Com 20 vagas, distribuídas entre os Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá, Centro de Referência em Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) de Macapá e Santana, além do Centro Ama-LBTI. O curso é para mulheres a partir de 15 anos que estejam cursando, no mínimo, a 7ª série do ensino fundamental. A qualificação integra o eixo tecnológico de Informação e Comunicação, oferecendo noções de Windows 10, Word, Excel e PowerPoint 2016, além de navegação básica na internet e ensino com atendimento personalizado.

Parceria entre Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepm) e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac oferece cursos que impulsionam autonomia e inclusão produtiva de mulheres atendidas pelos centros que pertencem a SEPM

A iniciativa faz parte de uma série de ações do Governo do Estado voltadas à qualificação profissional e fortalecimento da autonomia feminina, em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. O projeto busca promover independência financeira, capacitação profissional e inclusão produtiva de mulheres amapaenses em situação de vulnerabilidade ou que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho.

Os cursos já realizados incluem oratória e qualidade no atendimento ao turismo, além do atual módulo sobre aplicativos básicos de informática. A programação segue com as próximas formações em atendimento ao cliente e reaproveitamento de alimentos, ampliando o leque de oportunidades de aprendizado.

A instrutora de Gestão e Negócios, Cristina Correia, responsável por ministrar o curso, destacou a importância da educação tecnológica como ferramenta de inclusão e transformação social.

Cristiana Correia, ministrante do curso

"Sabe-se da importância da educação como mola propulsora na vida pessoal e profissional das pessoas. Com a crescente inovação e tecnologia no mercado corporativo, é fundamental que tenhamos conhecimento científico, e o curso de informática básica é o meio pelo qual o indivíduo se destaca. Para a mulher, tal propósito não é diferente, ter estudos, visão crítica de mercado e domínio tecnológico é um dos pontos fundamentais para se manter no mercado", enfatizou Cristina.

A gerente institucional de Projetos da SEPM, Bruna da Costa Brilhante, reforçou o papel da parceria com o Senac na consolidação das políticas públicas voltadas para as mulheres.

Bruna da Costa Brilhante, gerente institucional de Projetos da SEPM

"O Senac acolheu e apoiou a iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres ao contribuir para a promoção da independência financeira das mulheres acolhidas de nossos centros, disponibilizando cursos de capacitação que ampliam suas possibilidades de inserção qualificada no mercado de trabalho. Registramos nossa profunda gratidão ao Senac, em nome de nossas Secretárias, por aceitar essa parceria tão necessária, que de fato transforma vidas. Este projeto materializa, na prática, o compromisso do plano de governo, que prioriza políticas públicas efetivas para as mulheres e o fortalecimento da inclusão produtiva de forma digna e qualificada”, destacou Bruna.

As participantes do curso também ressaltam que o aprendizado tem impacto direto em sua rotina.

Maria Flor, participante do curso

"O curso de informática é muito importante na sociedade e na vida das pessoas, especialmente no mercado de trabalho. Ele permite que as pessoas aprendam novas habilidades, se aprofundem em conhecimentos e melhorem seus currículos. Para os jovens em busca de emprego, o curso oferece uma grande ajuda. A experiência no curso tem sido positiva, com muitos aprendizados e perspectivas para o futuro, tanto profissional quanto pessoal. Agora me sinto mais confiante”, contou Maria Flor, uma das alunas do Cram.

As formações fazem parte do compromisso do Governo do Amapá em criar políticas públicas que estimulem a autonomia e o protagonismo feminino, promovendo igualdade de oportunidades e desenvolvimento social em todo o estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!