‘De Olho na Black’: lojistas de Macapá e Santana são orientados sobre como participar da Black Friday sem danar consumidores
Precificação e publicidade foram alguns dos pontos observados pelas equipes do Procon que visitaram lojas nos centros comerciais de Macapá e Santana.
A chegada do mês de novembro é marcada pelas promoções da Black Friday, período em que as vitrines se enchem de descontos para atrair os clientes. Visando o aumento nas relações de consumo nesse período, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) deflagrou a operação “De Olho na Black". A ação busca orientar os lojistas sobre como aderir às promoções sem que os direitos dos consumidores sejam desrespeitados.
As equipes de fiscalização do Procon estiveram nas ruas dos centros comerciais de Macapá e Santana da segunda-feira, 10, até esta sexta-feira, 14, aproveitando que a maioria das lojas antecipam e estendem as promoções durante o mês inteiro.
Formas de pagamento, exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta, precificação e publicidade foram alguns pontos observados pelas equipes do Procon, tudo com o objetivo de coibir ações que possam enganar os consumidores. O Procon reforça a importância de o fornecedor prestar o máximo de informação possível aos clientes, diminuindo as chances de levá-lo ao erro.
A podóloga Clarice Brazão acompanhou a operação de perto e ressalta a importância da atividade preventiva, que ajuda tanto os lojistas quanto os consumidores em uma das promoções mais esperadas do ano.
“A gente se sente mais seguro ao saber que estamos frequentando uma loja na qual passou por orientações do Procon, dessa forma, ficamos mais tranquilos na hora da compra, é uma ação importante que beneficia tanto os comerciantes e os clientes”, ressalta Clarice.
Lana Silva, chefe da fiscalização do Procon, aponta a importância de os consumidores pesquisarem previamente os valores dos produtos que desejam comprar durante a Black, pois o registro dessa informação vai garantir que de fato o valor promocional seja real.
"O objetivo da ação é monitorar as promoções que estão sendo veiculadas pelos fornecedores e coibir qualquer prática abusiva contra os direitos dos consumidores, atuando de forma preventiva e ostensiva. Deixamos o alerta aos consumidores para fazerem a sua pesquisa de preço antes mesmo do período da promoção, dessa forma, você terá a certeza sobre o desconto real”, aponta Lana.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!