Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMINHOS DO AÇAÍ

Governo do Estado apresenta Projeto de Rastreabilidade para a Cadeia Produtiva do Açaí no Amapá durante a COP-30

O projeto dará início às ações de promoção do registro digital, redução de riscos e ampliação do acesso a financiamentos sustentáveis.

Por Flávio Sousa
15/11/2025 11h30
A iniciativa tem como objetivo criar uma plataforma digital de rastreabilidade e autoavaliação ESG (Environmental, Social and Governance) para a cadeia produtiva do açaí

Durante a COP-30, o Governo do Estado apresentou um Projeto de Rastreabilidade para a Cadeia Produtiva do Açaí no Amapá, desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Unifap (Universidade Federal do Amapá). A iniciativa tem como objetivo criar uma plataforma digital de rastreabilidade e autoavaliação ESG (Environmental, Social and Governance) para a cadeia produtiva do fruto no estado. O sistema abrangerá todas as etapas da produção e comercialização, desde a coleta na floresta até a chegada ao consumidor final.

A solução utilizará tecnologias como georreferenciamento, integração com bases públicas (como CAR e Sinaflor) e validação documental. O projeto também prioriza transparência, sustentabilidade, conformidade regulatória (como as resoluções do Conama e Ibama) e o combate a práticas ilegais. A plataforma será acessível a produtores, cooperativas, órgãos públicos e consumidores, apoiando a valorização de ativos florestais, a bioeconomia e a governança territorial.

A solução utilizará tecnologias como georreferenciamento, integração com bases públicas (ex:CAR, Sinaflor, etc.) e validação documental

“Este projeto reafirma nosso compromisso em colocar a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da bioeconomia amapaense, garantindo transparência, rastreabilidade e sustentabilidade para que o açaí do Amapá conquiste ainda mais espaço nos mercados nacional e internacional”, destacou Edivan Andrade, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec).

Edivan Andrade, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec)

Adriano Ludovice, representante da USP na COP-30, também ressaltou que a iniciativa se configura como uma plataforma de rastreabilidade e conformidade alinhada aos padrões ESG, permitindo maior escala, transparência e inclusão nas cadeias produtivas do açaí.

“O projeto tem foco inicial nas cadeias produtivas do açaí e da madeira, para podermos dar visibilidade ao Amapá, que já atende às exigências do mercado internacional, de uma maneira muito mais rápida, acessível e abrangente”, afirmou.

Adriano Ludovice, representante da USP na COP-30

O projeto dará início às ações de promoção do registro digital, redução de riscos e ampliação do acesso a financiamentos sustentáveis. Em etapas posteriores, com a ampliação do escopo, o desenvolvimento e implantação do sistema incluirão validação em campo com testes-piloto, além da proposição de um modelo de governança compartilhada e de um plano de sustentabilidade.

Projeto tem foco inicial nas cadeias produtivas do açaí e da madeira

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!