Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E SAÚDE

Governo do Amapá celebra um ano de integração entre Ciodes e Samu com mais de 2 mil atendimentos e avanços nas respostas às emergências

Ação é uma parceria inédita entre a Sejusp e a Sesa para qualificar ainda mais a comunicação e a coordenação das ambulâncias que atuam no atendimento pré-hospitalar. 

Por Marcelle Corrêa
14/11/2025 14h09
Mais de 2 mil atendimentos já foram realizados pelo Samu/Ciodes em 1 ano

Com a política de promover o bem-estar na saúde e na segurança pública para a população do estado, o Governo do Amapá comemorou nesta sexta-feira, 14, um ano da integração operacional entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).

Nesse período, foram realizados aproximadamente 2 mil atendimentos solicitados pelo 192, resultado direto de um trabalho conjunto que tem garantido mais agilidade, precisão e eficiência no atendimento às emergências em todo o Amapá. A ação é uma parceria inédita entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), voltada a qualificar ainda mais a comunicação e a coordenação das ambulâncias que atuam no atendimento pré-hospitalar.

Euipes do Ciodes e Samu reunidas para celebrar a parceria em prol da população

Com essa cooperação, o Ciodes passou a contar com enfermeiros especializados, responsáveis pela triagem técnica das chamadas, o que evita duplicidades e agiliza o trabalho do médico regulador, ou seja, traz ganhos na organização dos recursos públicos, eliminando envios simultâneos de equipes para a mesma ocorrência e aprimorando a qualidade assistencial. 

"Como resultado, foi possível aumentar a sobrevida dos pacientes, graças as respostas mais céleres, coordenadas e eficazes", explicou Donato Farias, diretor do Samu.

Donato Farias, diretor do Samu

Considerada um marco para o fortalecimento da saúde e da segurança pública, a parceria segue como referência de gestão integrada no Amapá, com expectativa de expansão e continuidade para ampliar ainda mais os resultados positivos.

"Essa medida tem sido fundamental para reduzir o tempo de resposta às urgências médicas, otimizar o fluxo de pacientes dentro do sistema de saúde e eleva a qualidade do atendimento prestado à população", informou Diego Alves, coordenador do Ciodes.

Diego Alves, coordenador do Ciodes

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!