Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Governo do Amapá realiza simulação de incêndio em escola estadual para capacitar comunidade escolar

Iniciativa faz parte do programa Escola Segura, que também sinalizou toda a estrutura física e entregou extintores novos.

Por Joyce Batista
14/11/2025 14h28
Simulação aconteceu nesta sexta-feira, 14, como parte de uma capacitação

O Governo do Amapá realizou nesta sexta-feira, 14, uma simulação de incêndio na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, no bairro Jardim 1, na Zona Norte de Macapá. A ação faz parte de uma capacitação do programa Escola Segura, visando preparar alunos, professores e servidores para um eventual caso de incêndio.

A simulação foi realizada desde a identificação de um curto-circuito em ambiente administrativo e o acionamento de socorro pelo aplicativo do Escola Segura, passando pela evacuação das salas de aula e a reunião das turmas no ponto de encontro, até chegada e atuação das equipes do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP), incluindo o atendimento de vítima.

Antônio Chucre, major do CBMAP

“O nosso objetivo aqui é capacitá-los para que, numa situação de sinistro, não entrem em pânico e saibam como se comportar. Porque é o que a gente chama de ‘efeito manada’, que é quando uma pessoa entra em pânico, ela dissemina aquela situação e o que era algo que poderia ser de menor proporção toma grandes proporções, porque a cultura do desespero faz com que isso aconteça. Então, nós entramos com o intuito de organizá-los para que eles tenham alto controle e saibam como proceder numa situação de emergência, seguindo os protocolos básicos que vão, com certeza, salvaguardar a vida de todos eles”, pontua o major do CBM-AP Antônio Chucre.

Estudantes realizaram a evacuação segura e controlada para eventuais sinistros

A prática é a segunda etapa da prevenção a incêndio em ambiente escolar. Anteriormente, a unidade recebeu 13 novos extintores, placas de sinalização e orientações técnicas sobre prevenção e comportamento correto durante sinistros. Além disso, alunos foram formados como brigadistas escolares pela Secretaria de Estado da Educação e o CBM-AP.

Armando Alves, coordenador de Segurança Escolar da Seed

“Os alunos, os docentes e os colaboradores foram testados para usar as informações que eles já têm, de como proceder em casa de sinistro, para onde ir, quando ir e o que realizar. Isso combina com o treinamento inicial, parte de um programa piloto sobre esse tema”, afirma o coordenador de Segurança Escolar da Seed, Armando Alves.

Para a diretora da Escola Maria do Carmo Viana dos Anjos, Sérgia Oliveira, as orientações e a simulação foram eficazes para instruir toda a equipe, que agora se sente preparada para proteger vidas até a chegada de socorro profissional.

“Nos sentimos felizes por todo o trabalho que foi feito nessa parte de segurança escolar. Houve a formação para os estudantes e depois para todos os funcionários. Então, muita coisa que a gente não sabia, nem sequer imaginava, nós passamos a conhecer. Agora nos julgamos mais capazes para agir num momento desses, se vier acontecer. Estamos mais preparados, com toda certeza”, assegura a diretora.

Sérgia Oliveira, diretora da E.E. Maria do Carmo Viana dos Anjos

Ao final da atividade, os estudantes participaram do tradicional banho de mangueira do Corpo de Bombeiros. O estudante Sérgio Otávio da Silva, de 13 anos, ficou empolgado para a simulação de incêndio, que mobilizou toda a escola. Ele conta que aprendeu muito sobre como proteger a si e aos colegas em emergências.

“Eu achei muito ‘da hora’, porque teve uma iniciativa de ensinar a gente a como se defender. Aprender como e o que fazer se pegar fogo ou alguma coisa assim. Eu gostei muito, foi a primeira vez que aprendi essas coisas e eu achei muito legal”, conta o estudante.

Estudante Sérgio Otávio da Silva, de 13 anos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação