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SUPER FÁCIL DAS ÁGUAS

Governo do Amapá lança 4ª edição do Super Fácil das Águas para atender comunidades ribeirinhas de Macapá

A embarcação sairá da rampa do Santa Inês no domingo, 16, e vai levar diversos serviços de cidadania, saúde e inclusão para comunidades adjacentes da capital.

Por Luiz Henrique
14/11/2025 15h38
A embarcação vai seguir por 4 rios para atender as comunidades ribeirinhas de Macapá

Entre os dias 16 e 20 de novembro, o Governo do Estado realiza a 4ª edição do Super Fácil das Águas, que levará serviços públicos integrados a comunidades ribeirinhas da região de Macapá, navegando pelos rios Bacaba, Ipixuna Miranda, Carapanatuba e Pedreira. O objetivo é ampliar o acesso à cidadania, saúde, assistência social e inclusão em localidades de difícil acesso.

Nas edições anteriores, o programa já demonstrou resultados expressivos, somando mais de 14 mil atendimentos: a 1ª edição em Mazagão registrou 6.118 atendimentos. A 2ª edição em Itaubal realizou 4.174 atendimentos e a 3ª edição, no território quilombola de Santana, alcançou 3.904. 

Super Fácil das Águas em território quilombola no município de Santana

O coordenador do Super Fácil das Águas, Wenderson Leite, reafirma o compromisso voltado especialmente para famílias que residem em localidades isoladas ou com difícil acesso.

"Nós atuamos diretamente com os cidadãos que tem dificuldades para irem até a sede dos municípios ou à capital, bem como para pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade. Líderes comunitários, associações, escolas e igrejas na região ribeirinha também são parceiros de mobilização e logística e ajudam a construir todo o cronograma de atendimento com base na necessidade de cada região atendida" disse o coordenador. 

Ribeirinha de Itaubal feliz ao ser atendida dentro da própria comunidade

Confira o itinerário:

  • Segunda-feira, 17 – comunidade do Bacaba;
  • Terça-feira, 18 – comunidade de Ipixuna Miranda;
  • Quarta-feira, 19 – comunidade de Rio Pedreira;
  • Quinta-feira, 20 – comunidade de Carapanatuba.

Durante os quatro dias de atendimentos, a equipe integrada com representantes de vários órgãos do governo do Estado e Governo Federal percorre o trajeto fluvial, opera com estrutura transportável, realiza emissão de documentos, consultas básicas, cadastro, orientação social, e atividades de inclusão. 

O Super Fácil envolve escuta ativa das comunidades

Serviços e parceiros:

  • Polícia Científica do Amapá (PCA) – emissão da Carteira de Identidade Nacional;
  • Secretaria de Estado da Educação (Seed) – ações educativas e participação do projeto “Livro: Um Mundo de Fantasia e Descobertas”;
  • Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) – imunização e orientações de saúde preventiva;
  • Secretaria da Mulher (SEPM) – atendimentos de enfermagem e suporte psicossocial;
  • Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) – suporte tecnológico, infraestrutura de conectividade e transformação digital do projeto;
  • Projeto TEAcolho – atendimento especializado na emissão da Carteira do TEA e identificação com o Cordão de Girassol;
  • Siac Educação – serviços para alunos e professores, incluindo emissão da Carteirinha do TEA e entrega do Cordão de Girassol;
  • Corpo de Bombeiros e Polícia Militar – segurança da atividade;
  • Marinha do Brasil – serviços cartorários da capitania e serviço médico.

Com o Super Fácil das Águas, o Governo do Amapá reafirma o compromisso com a presença territorial, a igualdade de acesso e a dignidade dos cidadãos ribeirinhos, levando os serviços públicos até onde as águas são a principal, ou única, via de acesso.

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