Governo do Amapá lança 4ª edição do Super Fácil das Águas para atender comunidades ribeirinhas de Macapá
A embarcação sairá da rampa do Santa Inês no domingo, 16, e vai levar diversos serviços de cidadania, saúde e inclusão para comunidades adjacentes da capital.
Entre os dias 16 e 20 de novembro, o Governo do Estado realiza a 4ª edição do Super Fácil das Águas, que levará serviços públicos integrados a comunidades ribeirinhas da região de Macapá, navegando pelos rios Bacaba, Ipixuna Miranda, Carapanatuba e Pedreira. O objetivo é ampliar o acesso à cidadania, saúde, assistência social e inclusão em localidades de difícil acesso.
Nas edições anteriores, o programa já demonstrou resultados expressivos, somando mais de 14 mil atendimentos: a 1ª edição em Mazagão registrou 6.118 atendimentos. A 2ª edição em Itaubal realizou 4.174 atendimentos e a 3ª edição, no território quilombola de Santana, alcançou 3.904.
O coordenador do Super Fácil das Águas, Wenderson Leite, reafirma o compromisso voltado especialmente para famílias que residem em localidades isoladas ou com difícil acesso.
"Nós atuamos diretamente com os cidadãos que tem dificuldades para irem até a sede dos municípios ou à capital, bem como para pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade. Líderes comunitários, associações, escolas e igrejas na região ribeirinha também são parceiros de mobilização e logística e ajudam a construir todo o cronograma de atendimento com base na necessidade de cada região atendida" disse o coordenador.
Confira o itinerário:
- Segunda-feira, 17 – comunidade do Bacaba;
- Terça-feira, 18 – comunidade de Ipixuna Miranda;
- Quarta-feira, 19 – comunidade de Rio Pedreira;
- Quinta-feira, 20 – comunidade de Carapanatuba.
Durante os quatro dias de atendimentos, a equipe integrada com representantes de vários órgãos do governo do Estado e Governo Federal percorre o trajeto fluvial, opera com estrutura transportável, realiza emissão de documentos, consultas básicas, cadastro, orientação social, e atividades de inclusão.
Serviços e parceiros:
- Polícia Científica do Amapá (PCA) – emissão da Carteira de Identidade Nacional;
- Secretaria de Estado da Educação (Seed) – ações educativas e participação do projeto “Livro: Um Mundo de Fantasia e Descobertas”;
- Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) – imunização e orientações de saúde preventiva;
- Secretaria da Mulher (SEPM) – atendimentos de enfermagem e suporte psicossocial;
- Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) – suporte tecnológico, infraestrutura de conectividade e transformação digital do projeto;
- Projeto TEAcolho – atendimento especializado na emissão da Carteira do TEA e identificação com o Cordão de Girassol;
- Siac Educação – serviços para alunos e professores, incluindo emissão da Carteirinha do TEA e entrega do Cordão de Girassol;
- Corpo de Bombeiros e Polícia Militar – segurança da atividade;
- Marinha do Brasil – serviços cartorários da capitania e serviço médico.
Com o Super Fácil das Águas, o Governo do Amapá reafirma o compromisso com a presença territorial, a igualdade de acesso e a dignidade dos cidadãos ribeirinhos, levando os serviços públicos até onde as águas são a principal, ou única, via de acesso.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!