Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

30º Encontro dos Tambores: evento apoiado pelo Governo do Amapá celebra inclusão e empreendedorismo feminino

Ao todo, 60 empreendedores vão trabalhar no evento em diversos segmentos; cerca de 80% do número corresponde a mulheres que buscam novas formas de renda. Evento inicia neste sábado, 15.48

Por Alice Palmerim
14/11/2025 18h20
Empreendedoras que vão trabalhar durante o 30° Encontro dos Tambores

O 30° Encontro dos Tambores, evento apoiado pelo Governo do Amapá que celebra a história e cultura afro-amapaenses, inicia neste sábado,15, e segue até dia 26 de novembro, no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, no bairro do Laguinho, em Macapá. Este ano, a programação vai contar 60 empreendedores, e deste número, 48 são mulheres.

O evento inclui apresentações no palco, palestras, rodas de conversa, workshops e oficinas temáticas voltadas para história e os saberes do povo negro, além de espaço dos empreendimentos em diversas áreas, como artesanato, bebidas típicas, alimentação, bem-estar e empoderamento. 

A coordenadora-geral da União dos Negros do Amapá (UNA), Elísia Congó, destacou que evento está sendo construído pela comunidade para beneficiar diretamente as mulheres envolvidas que buscam novas fontes de renda.

Coordenadora-geral da UNA, Elísia

"O Encontro dos Tambores é uma vitrine de oportunidades para as empreendedoras locais, que terão a oportunidade de gerar renda, especialmente para passar com tranquilidade o fim de ano. Está tudo sendo organizado de forma bem democrática, tranquila e em consenso com a comunidade", disse a coordenadora.  

O evento contará com a participação de 60 empreendedores. Uma delas é a macapaense, Raimunda Márcia da Silva Corrêa, de 58 anos, que está empolgada com a aproximação da abertura porque é a oportunidade de garantir faturamento durante os dias de programação.

"Trabalho há mais de 15 anos nesse evento lindo vendendo comidas típicas com preços que variam de 20 a 25 reais. É uma boa oportunidade porque o público é grande e tem muitos turistas. Com certeza é muito lucrativo para a gente", destacou a empreendedora.

Empreendedora Raimunda Márcia da Silva Corrêa, de 58 anos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!