Governo do Amapá entrega kits de alimentos para comunidades indígenas de Pedra Branca do Amapari
O repasse faz parte do Termo de Compromisso, firmado entre o Estado e o Conselho dos Caciques Wajãpi. A iniciativa integra um conjunto de medidas adotadas por instituições públicas para reduzir os impactos da crise fitossanitária.
O Governo do Amapá realizou, no sábado, 15, a entregas de 411 kits de alimentos ao povo Wajãpi, na comunidade Aramirã, em Pedra Branca do Amapari. O repasse faz parte do Termo de Compromisso, firmado entre o Estado e o Conselho dos Caciques Wajãpi, no mês de junho. A iniciativa integra um conjunto de medidas adotadas por instituições públicas para reduzir os impactos da crise fitossanitária causada pela vassoura-de-bruxa da mandioca que atingiu produtores no estado.
As atividades para atendimento aos povos indígenas são realizados diretamente pelas secretarias de Assistência Social (Seas) e Povos Indígenas (Sepi). O quantitativo foi definido conforme o senso oficial encaminhado pela Sepi, assegurando atendimento proporcional e pactuado com as lideranças.
“Estamos realizando mais este atendimento, que foi uma demanda organizada entre os líderes indígenas e o Estado. Com muito empenho vamos levar auxílio para todos os afetados por essa crise fitossanitária”, destacou o secretário adjunto da Seas, Hugo Paranhos.
Para garantir segurança alimentar contínua durante a crise, foi estabelecido um ciclo regular de apoio, que a cada 45 dias, as comunidades receberão os kits de alimentos, específicos para indígenas. Cada kit contém alimentos tradicionais consumidos pelo povo Wajãpi, respeitando os hábitos e fortalecendo sua cultura.
O Estado destinou nesta primeira ação cerca de 12 toneladas em alimentos para atender mais de 400 famílias indígenas. Os alimentos específicos são: farinha, tucupi, piracuí e goma de tapioca.
A ação reforça o compromisso do Governo com o povo Wajãpi, garantindo alimentos tradicionais e adequados, dentro de um cronograma contínuo de apoio, como resposta ao impacto da crise fitossanitária que atingiu diretamente produtores de mandioca no Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!