Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OFICINA NA UNA

Governo do Amapá promove imersão de estudantes na cultura afro-amapaense durante o 30º Encontro dos Tambores, em Macapá

A iniciativa proporciona a dezenas de jovens uma jornada educativa pelas raízes afro-amapaenses

Por Gian Pantoja
17/11/2025 16h40
Estudantes vivenciam a riqueza da cultura afro-amapaense no Encontro dos Tambores

Em uma manhã dedicada ao fortalecimento da identidade e da ancestralidade, o Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira, 17, uma oficina de saberes para estudantes da rede pública, no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, no bairro do Laguinho, em Macapá.

Os alunos do Colégio Amapaense e da Escola Professora Guíta se conectaram com a herança negra em uma imersão cultural que teve, no roteiro, visitas ao espaço afro-religioso, anfiteatro, salas de administração, empreendedorismo e auditório.

A coordenadora-geral da União dos Negros do Amapá (UNA), Elizia Congó, destacou que a oficina reforça a ligação entre os estudantes e a cultura afro, levando em conta que a população negra é predominante no Estado.

“De um espaço a outro, apresentamos aos estudantes os detalhes da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da ‘História e Cultura Afro-Brasileira’ em todas as escolas públicas e privadas do Brasil”, pontuou a coordenadora.

Elizia Congó, coordenadora-geral da UNA

O 30º Encontro dos Tambores é realizado pela UNA e pelo Instituto Língua Solta, por meio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Feppir – Fundação Marabaixo), e pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A professora do Colégio Amapaense, Adriana Gonçalves, destacou que a oficina contribui para fortalecer o conhecimento sobre a cultura negra, visto que os alunos do 6º e 7º ano geralmente conhecem apenas a realidade contada por gerações anteriores.

“Hoje, a oficina apresenta uma nova perspectiva para os nossos alunos. Agora eles sabem o quão importante é conhecer pessoalmente, e nos mínimos detalhes, a cultura negra”, ressaltou a professora.

Adriana Gonçalves, professora do colégio amapaense

A estudante Talia Sofia, do 6º ano do Colégio Amapaense, afirmou que participar da oficina é muito importante para ampliar os conhecimentos sobre a cultura negra amapaense.

“Ver a história da cultura negra amapaense sendo contada bem diante dos meus olhos é algo muito especial”, contou a estudante.

Talia Sofia, estudante do 6º ano do colégio amapaense

O Encontro dos Tambores propõe integrar as comunidades tradicionais por meio da cultura afro-amapaense, com apresentações de grupos de marabaixo, batuque, zimba, sairé, capoeira, hip-hop, reggae, samba, povos de terreiro, além de atrações regionais e shows nacionais.

Estudantes tornam-se protagonistas na descoberta e na celebração da cultura afro-amapaense

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!