Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

Com o apoio do Governo do Amapá, mulheres atendidas pelo Cram recebem certificação em informática, em Oiapoque

Sob a coordenação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), a iniciativa aconteceu em parceria com Receita Federal do Amapá e Instituto Federal do Amapá.

Por Alice Palmerim
17/11/2025 17h02
Cerimonia de certificação das atendidas pelo Cram de Oiapoque

Visando oportunizar a inserção no mercado de trabalho e elevar a autoestima, o Governo do Estado em parceria com a Receita Federal e Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou um curso de informática básica para mulheres atendidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Oiapoque.  

O Cram de Oiapoque é um dos centros que pertencem à Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM), e integra a Rede de Atendimento à Mulher (RAM). O local atende mulheres e meninas em situação de violência doméstica e de gênero, por estar em área de fronteira com a Guiana Francesa, tem uma atuação relevante no combate à violência contra as mulheres.

“Sempre é muito gratificante quando conseguirmos dar oportunidade de qualificação para as nossas atendidas, e essas parcerias reforçam o compromisso do Governo do Estado em não só combater a violência contra a mulher, mas também a elevar a autoestima e autoconfiança delas”, destacou a coordenadora do Cram de Oiapoque, Nátane Oliveira.    

Coordenadora do Cram Oiapoque, Nátane Oliveira

A qualificação integra os projetos do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Receita Federal. Com duração de 20 dias, a capacitação teve como objetivo a inclusão digital de mulheres em situação de vulnerabilidade. 

“O NAF possui diversos projetos, um deles, é a ‘Mulher Cidadã’ que abrange o curso que foi ofertado aqui em Oiapoque, e foi muito bem executado pelo professor Leonardo do Ifap com o apoio excepcional da coordenadora do Cram, Nátane. Agradeço muito por abraçarem o nosso projeto, e ajudarem a contribuir para o crescimento do próximo, incentivando para que mais mulheres não desistam dos seus objetivos”, destacou a representante da Cidadania Fiscal da Refeita Federal no Amapá, Maria Auxiliadora Reis Valente.

Para o professor do Ifap e coordenador do NAF, Leonardo Brenner de Sousa Santos, a oportunidade é mais do que um simples ato de certificação e aprendizado.

Professor do Ifap, Leonardo Brenner de Sousa Santos

“O curso, é mais do que uma qualificação, representou esperança e empoderamento para mulheres em situação de vulnerabilidade, que aprenderam habilidades essenciais como digitação e planilhas. A iniciativa abre portas para o mercado de trabalho e fortalece a autonomia das participantes. Agradeço profundamente ao Ifap, a Receita Federal e ao Cram pela parceria e pelo compromisso com a educação pública”, agradeceu o professor.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!