Com cidadania e inclusão, Super Fácil das Águas emociona visitantes da Zona Verde na COP30
Programação do Governo do Amapá apresentou projeto sobre atendimentos de cidadania para comunidades ribeirinhas.
A cidadania e inclusão promovida pelo Governo do Amapá com o "Super Fácil das Águas" foi um verdadeiro caso de sucesso apresentado na Zona Verde da COP30 nesta segunda-feira, 17, em Belém (PA). Além da apresentação dos dados sobre as comunidades ribeirinhas atendidas, a réplica da embarcação chamou atenção dos visitantes.
A corretora Gabriela Rodrigues prestigiou a programação e se emocionou. Ela mora em Belém há 20 anos, mas nasceu no município de Serra do Navio, no Amapá. Além de ficar contente em ver a réplica do barco, ficou emocionada com o espaço do estado na COP.
“Eu pulei de felicidade em ver o meu Amapá aqui presente. Fiquei muito emocionada em ver o estado ocupando espaço, apresentando ideias e projetos e quando vi o barco me emocionei. Essa foi a realidade que cresci e esse projeto dialoga muito com a COP30”, enfatizou a corretora.
A participação do Amapá na COP30 mostrando projetos de cidadania para comunidades tradicionais fortalece o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas de sustentabilidade, desenvolvimento social e inclusão demostrando ao mundo nossa Amazônia viva, protegida e respeitando os povos tradicionais.
O painel “Super Fácil das Águas nas comunidades ribeirinhas”, foi conduzido pela diretora-geral do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac Super Fácil), Renata Apóstolo. Ela enfatizou como a embarcação adaptada se tornou um instrumento permanente de cidadania na Amazônia.
“Esse é um modelo de atendimento inovador para a Amazônia sonhado e realizado pelo Governo do Amapá pensando na melhoria do serviço público e na acessibilidade do nosso povo ribeirinho que necessita”, enfatizou a diretora.
Super Fácil das Águas
O projeto foi criado para atender populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas que vivem em áreas de difícil acesso. A iniciativa integra serviços essenciais, como emissão de documentos, atendimentos de saúde, assistência social, ações de justiça, inclusão e orientações diversas, tudo realizado às margens dos rios, onde antes a presença do Estado era limitada.
O Super Fácil das Águas possui equipe integrada com representantes de vários órgãos do governo do Estado e Governo Federal. Atualmente, o Super Fácil das Águas está com atendimentos na comunidade do Bacaba, região rural de Macapá. Desde o início dos atendimentos do projeto, a direção do Super Fácil já contabilizou mais de 14 mil atendimentos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!