Super Fácil das Águas inicia atendimentos na comunidade do Bacaba, região ribeirinha de Macapá, com forte adesão dos moradores
A ação do Governo do Amapá leva cidadania, saúde e inclusão aos comunitários que enfrentam dificuldades de acesso aos serviços públicos.
O Governo do Amapá abriu, na segunda-feira, 17, uma nova edição do Super Fácil das Águas, com o primeiro dia de atendimentos na comunidade do Bacaba, região ribeirinha de Macapá. A chegada da estrutura fluvial mobilizou os moradores desde as primeiras horas da manhã e marcou o início de uma semana dedicada a levar serviços essenciais diretamente às populações de difícil acesso.
As equipes integradas ofertaram serviços de documentação, saúde, assistência social, atendimento especializado e ações voltadas para estudantes e professores. A estratégia reforça o compromisso de aproximar o Estado das comunidades que dependem exclusivamente do transporte fluvial para acessar serviços básicos.
O coordenador do Super Fácil das Águas, Wenderson Leite, afirmou estar satisfeito com o primeiro dia de trabalho.
“Estamos na comunidade do Bacaba, uma região ribeirinha de difícil acesso. Nosso barco chegou a encalhar na entrada do canal, mas, com a ajuda dos moradores, conseguimos seguir e garantir o atendimento às famílias que têm dificuldade de chegar a Macapá pelo alto custo das passagens. Realizamos mais de 400 atendimentos, com serviços como emissão de RG, cartão do SUS, segunda via de documentos, além de ações voltadas às mulheres e à atualização das vacinas das crianças. Seguimos levando cidadania para quem mais precisa”, contou.
A comunidade teve acesso a uma série de serviços, entre eles:
- Emissão da Carteira de Identidade Nacional
- Cartão do SUS
- Carteirinha TEA e Cordão de Girassol
- Atendimento social e psicológico para mulheres
- Aplicação de 13 tipos de vacinas (adulto e infantil), incluindo febre amarela, hepatite B, covid-19, tríplice viral e DT
- Serviços educacionais para alunos e professores, ofertados pela Seed
Ao todo, foram feitos 495 atendimentos que englobaram outras comunidades vizinhas, como Igarapé Amazonas e Macacoari.
Após o Bacaba, o Super Fácil das Águas segue percurso fluvial por outras comunidades ribeirinhas:
- Terça-feira, 18 – Ipixuna Miranda
- Quarta-feira, 19 – Rio Pedreira
- Quinta-feira, 20 – Carapanatuba
A ação permanece navegando até o fim da semana com foco na garantia do direito à documentação, vacinação e assistência social para populações que historicamente enfrentam barreiras de acesso.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!