Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA AOS RIBEIRINHOS

Moradores da comunidade do Bacaba destacam transformação com o Super Fácil das Águas

Relatos de moradores ribeirinhos de Macapá mostram como a chegada dos serviços públicos diretamente às comunidades garante direitos.

Por Lucas Mota
18/11/2025 10h30
Moradores do Bacaba demostram sentimento de felicidade com a chegada da oferta de serviços na comunidade ribeirinha

Os rostos e as histórias dos moradores do Bacaba marcaram o início da 4ª edição do Super Fácil das Águas, que percorre comunidades ribeirinhas de Macapá levando cidadania, saúde, assistência e inclusão. Mais do que números, a ação revelou trajetórias que refletem a importância da presença do Estado em regiões onde o acesso a serviços básicos é um desafio cotidiano.

Entre os atendimentos realizados, a emissão da Carteira de Identidade Nacional foi o momento mais aguardado por Joselly Maciel. Ela já havia tentado resolver a documentação em Macapá, mas, sem conseguir concluir o processo, precisou esperar por uma oportunidade.

A espera terminou nesta segunda-feira, quando o serviço chegou pela primeira vez à comunidade.

“Fiquei muito feliz quando soube que viriam até aqui. A gente sempre tenta resolver as coisas na cidade, mas nem sempre dá certo. Agora facilitou muito. Melhora bastante a nossa vida”, contou.

Joselly Maciel foi a primeira moradora da comunidade a receber o atendimento

Para Marlucia da Silva, o impacto foi sentido na área da saúde. Moradora do Bacaba, ela recebeu vacinas que faltavam no histórico e aproveitou para atualizar a caderneta dos filhos, Luis Felipe e Diego Renan.

A ação representou um marco pessoal: até hoje, ela só havia tomado uma vacina na vida.

“Nunca aconteceu antes de chegar tudo isso aqui. Hoje consegui me vacinar e meus filhos também. Facilitou a vida de todo mundo, porque é difícil sair daqui para conseguir atendimento”, afirmou.

Marlucia da Silva, moradora da comunidade, se vacinou e levou os dois filhos para atualizar a carteirinha de vacinação

Enquanto Joselly e Marlucia eram atendidas, o barco do Super Fácil das Águas seguia oferecendo serviços como emissão de documentos, aplicação de vacinas, entre elas febre amarela, hepatite B, Covid-19, DT e tríplice viral, atendimento social e psicológico para mulheres, além de ações para alunos e professores.

As equipes navegarão, entre 16 e 20 de novembro, por rios e comunidades de difícil acesso, como Bacaba, Ipixuna Miranda, Pedreira e Carapanatuba, reforçando o compromisso de levar o Estado até onde as pessoas estão, pelo Amapá inteiro.

Luiz Felipe, filho de Marlucia, recebe o certificado de coragem por receber a vacina

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!