Painel destaca potencial do Parque Tecnológico construído pelo Governo do Estado no estande do Amapá na COP30
Espaço reuniu institutos de ciência e tecnologia e empresas que estão implantando biofábricas no Amapá, que representam uma nova vocação econômica baseada na transformação de ativos da biodiversidade em produtos de alto valor agregado.
O Governo do Estado apresentou durante a COP30, o mais novo Parque Tecnológico do Amapá, atualmente em construção no antigo Macapá Hotel, na orla de Macapá. O empreendimento, que segue com obras em ritmo acelerado será um marco para o ecossistema de inovação do estado.
O painel reuniu institutos de ciência e tecnologia (ICTs) e empresas que estão implantando biofábricas no Amapá, empreendimentos que representam uma nova vocação econômica baseada na transformação de ativos da biodiversidade em produtos de alto valor agregado.
O espaço contará com coworking, laboratórios, auditórios e áreas destinadas a workshops, mentorias e eventos voltados à formação empreendedora. O projeto foi apresentado não apenas como uma infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, mas como um ambiente de negócios estratégico, com forte potencial para atrair investimentos privados nacionais e internacionais.
“Estamos construindo um ambiente moderno, sustentável e totalmente voltado ao futuro da inovação no estado. O Amapá tem um potencial único na área de biotecnologia e na valorização dos ativos da nossa biodiversidade, e o Parque Tecnológico nasce justamente para transformar esse potencial em novos negócios, pesquisa de ponta e geração de oportunidades”, disse Marcos Marques, coordenador de Políticas e Estratégias da Setec.
Diogo Paiva, da empresa AmazoniaBio, destaca a grandiosidade que será o parque tecnológico, um espaço para fomentar inovações para o ecossistema de ciência e tecnologia.
“Um espaço pra gente desenvolver produtos inovadores feitos no Amapá, um lugar rico em biodiversidade, projetos criativos e startups inovadores”, frisou Paiva.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), a empresa Amazônia Bio implantará um centro de pesquisa no Amapá, localizado na fábrica do distrito industrial. No Parque Tecnológico do Amapá será instalado um escritório de projetos. Além do cultivo sustentável, o projeto contempla a criação de uma fábrica de beneficiamento e de um Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Açaí, também no Parque Tecnológico, atualmente em construção. Essas iniciativas fortalecerão a agregação de valor à produção regional, estimulando a competitividade e a inovação no setor.
O futuro Parque Tecnológico será um polo de empresas de base científica e tecnológica, além de abrigar centros de pesquisa que irão promover inovação, competitividade e transferência de conhecimento e tecnologia. A iniciativa promete gerar impacto direto na diversificação econômica e na agregação de valor às cadeias produtivas locais, impulsionando o desenvolvimento regional, criando riqueza e fortalecendo a capacitação empresarial.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!