Investimentos do Governo do Estado em educação tecnológica garantem destaque ao Amapá na robótica educacional
Alunos do Colégio Amapaense vencem etapas estaduais da FIRA Amapá e do Torneio Juvenil de Robótica e poderão representar o Estado nas competições nacionais.
Com o apoio do Governo do Estado, estudantes do Colégio Amapaense, uma das escolas mais tradicionais da rede pública estadual, estão em fase de preparação para representar o Amapá na etapa nacional da FIRA Brasil, competição de robótica educacional destaque do país.
Os estudantes conquistaram o primeiro e o segundo lugar na etapa estadual da FIRA Amapá, na categoria Cliff Hanger U14 até 3 kg, modalidade conhecida como sumô de robô e cabo de guerra, e garantiram vaga para o torneio nacional, que ocorre nos dias 6 e 7 de dezembro, em Santo André–SP.
Responsável pela preparação prática e técnica dos alunos, o professor Elender Keuly de Souza, do laboratório de informática do Colégio Amapaense, explicou que os estudos começaram em março, com um projeto de monitoria que introduz, de forma progressiva, os estudantes no universo da robótica.
“Começamos com a introdução à robótica, apresentação dos kits e estudo das regras das competições. A partir disso, eles foram evoluindo, criando estratégias e desenvolvendo os projetos. É um trabalho contínuo, pensado para uma formação em três etapas: iniciação, monitoria e aprofundamento técnico”, afirmou o professor.
Além da classificação para a FIRA Brasil, outra equipe da escola também se destacou no Torneio Juvenil de Robótica (TJR), realizado no Senac Santana, conquistando 1º e 2º lugares e credenciais nas modalidades de cabo de guerra, sumô 3 kg e sumô tradicional. Com esses resultados, eles também poderão representar o Estado na etapa nacional, que acontecerá em São Paulo, em dezembro.
A estudante Débora Ariela, integrante da equipe campeã estadual, resumiu o sentimento dos alunos às vésperas da competição nacional:
“A gente está muito feliz por ganhar aqui. Agora estamos estudando ainda mais para chegar em São Paulo, competir com confiança e trazer mais uma vitória para o Amapá.”
Débora e o colega Arão Santos compõem uma das equipes que poderá representar o Estado no FIRA Brasil, competição que também serve como credencial para desafios internacionais, incluindo etapas no Canadá e no México.
Apesar da classificação, os estudantes ainda aguardam a confirmação das passagens para garantir a participação nas competições nacionais.
“Temos a credencial para participar das competições, mas ainda estamos buscando apoio para garantir a viagem das equipes”, destacou o professor Elender.
O desempenho das equipes demonstra o avanço da educação tecnológica nas escolas públicas do Amapá e reforça a importância de investimentos contínuos em laboratórios, formação de professores e incentivo à inovação.
Educação como prioridade no Amapá
A educação é uma das prioridades do Governo do Amapá. Até o momento, 32 escolas públicas foram totalmente reconstruídas e modernizadas, transformando-se em espaços equipados, climatizados e preparados para oferecer ensino de qualidade.
Essas entregas fazem parte do Plano de Reconstrução da Educação, que busca garantir que estudantes e professores tenham acesso à infraestrutura de excelência e a oportunidades reais de desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico.
Ao todo, já foram investidos mais de R$ 90 milhões na educação estadual. Infraestrutura renovada, mobiliários novos, centrais de ar, salas temáticas, espaços de artes e dança, bibliotecas equipadas, laboratórios de informática com internet, laboratórios de ciências, auditórios, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e outros ambientes essenciais fazem parte do plano que está transformando a educação no Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!