Governo do Amapá oferta curso de educação financeira para fortalecer economia garimpeira no garimpo Vila Nova
Iniciativa leva capacitação para garimpeiros, visando melhor gestão de renda e desenvolvimento sustentável.
Colaboração de Alyne de Oliveira/Semin
Reforçando as estratégias de sustentabilidade econômica e ampliando o conhecimento sobre finanças, o Governo do Estado promoveu nesta terça-feira, 18, curso de Educação Financeira aos garimpeiros do Vila Nova, localizado na divisa entre os municípios de Mazagão e Porto Grande.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Mineração (Semin), o curso foi desenvolvido para atender às particularidades do cotidiano dos garimpeiros, contemplando suas rotinas de trabalho, desafios sociais e demandas práticas.
O secretário da Semin, Mamede Barbosa, reforçou a importância da presença ativa do governo nos territórios de produção mineral e destacou a relevância da ação no contexto das políticas públicas do setor.
“Nosso papel é estar presente, entender as necessidades de quem vive da mineração e a educação financeira permite que cada garimpeiro utilize o fruto do seu trabalho com inteligência e visão de futuro”, pontuou o secretário.
A iniciativa integra o conjunto de ações permanentes do Governo do Estado para promover uma mineração mais responsável, inclusiva e alinhada ao desenvolvimento sustentável.
O Presidente do Sindicato das Indústrias da Mineração e Petróleo do Amapá (Sindminas), Chico Nogueira, destacou que o garimpo do Vila Nova tem uma história de luta e contribuição para o Amapá.
“Ao levarmos educação financeira, estamos ampliando horizontes e oferecendo ferramentas reais para que esses trabalhadores tenham mais autonomia e planejamento”, disse o presidente.
O trabalho realizado no garimpo é mais um passo na construção de uma mineração que gera benefícios concretos, preserva direitos, amplia oportunidades e contribui decisivamente para o desenvolvimento sustentável do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!