Escola Estadual Campo Verde é entregue pelo Governo do Amapá para comunidade rural de Porto Grande
Estrutura é a 35ª unidade educacional da gestão que foi totalmente reconstruída e equipada para atender 154 alunos do ensino fundamental.
Seguindo a maratona de entregas da educação, o Governo do Amapá inaugurou nesta quarta-feira, 19, a Escola Estadual Campo Verde, na comunidade homônima, na área rural de Porto Grande. O prédio recebeu a primeira reconstrução de sua história, melhorando a qualidade de sua infraestrutura, que atende 154 alunos do ensino fundamental. No mesmo dia, a região também recebeu a Escola Francisco Manoel dos Santos reconstruída.
Essa é a 35ª entrega da gestão do Executivo Estadual e a quarta no município. Ao todo, foram investidos R$ 874.577,16 em obras, serviços e equipamentos, proporcionando mais segurança, conforto e comodidade. A obra incluiu a ampliação de 5 para 8 salas de aula, construção de um parquinho, substituição de alguns pilares, construção e pintura de calçadas, e substituição de portas e fechaduras.
"O desenvolvimento que a gente fala tem que ser para todos os amapaenses, para quem está no campo, para quem está na cidade, para quem está nas periferias, para quem está nas comunidades isoladas. Se tiver uma comunidade que tenha três alunos, vale a pena, sim, levar uma estrutura do Governo do Amapá, porque isso não tem preço", enfatizou o vice-governador do Amapá, Teles Junior.
"Estou muito feliz de, em pouco tempo que estou nessa missão, já vamos entregar a terceira escola. E temos muitas até o final do ano. Em todo o lugar, pelo Amapá inteiro, tem obra", afirmou o secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos.
Foi realizada a reconstrução total da cobertura, pintura geral da escola, instalação de piso novo com material de alta resistência, que ainda recebeu aplicação de resina e pintura. A unidade também recebeu novas mesas e cadeiras para estudantes e professores, armários, bebedouros, fogão industrial e ventiladores de teto, além de utensílios de cozinha.
Espaços como cozinha e banheiro ganharam novos revestimentos e acessórios. A escola ainda ganhou uma sala exclusiva para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de leitura, e outros espaços administrativos, além de área de serviço com tanque, instalação de sinalização de emergência e de um portal em ACM na entrada, com identificação da escola, rampas de acessibilidade e reparos na rede elétrica.
A professora Leonice Costa, que passa a atuar na biblioteca da escola, falou sobre o significado dos serviços para a comunidade. Antes da reforma, os próprios moradores assumiam os reparos na estrutura.
"Atuo aqui há oito anos. Quando eu cheguei aqui, em 2018, a escola era toda de madeira. Com o tempo foi melhorando um pouquinho porque a gente trabalhava nos projetos, nas festas juninas, e o dinheiro que arrecadava íamos ajeitando o que precisava. Agora, com a reforma, tudo melhorou. A gente viu que teve uma mudança muito importante para nós aqui na comunidade", celebrou Leonice.
Durante a cerimônia, o estudante Daniel Moreira, de 11 anos, agradeceu a reconstrução da escola em nome de todos os alunos.
"Sonhamos muito com essa forma, e hoje vivemos essa realidade. Agradecemos, de coração, ao governador Clécio e a todos que ajudaram a deixar a nossa escola tão linda. Prometemos cuidar dela com carinho, amor e gratidão", disse Daniel.
Histórico da Escola
A Escola Estadual Campo Verde iniciou suas atividades em 25 de junho de 1965 em prédio próprio. Em 1991, a estrutura passou por uma reforma e, desde então, só recebia pequenos reparos e adaptações.
Atualmente, a escola atende as modalidades de educação infantil (compartilhando o prédio com Prefeitura de Porto Grande desde 2009), e ainda do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1 e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, a unidade recebe 154 alunos nos turnos da manhã e tarde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!