Super Fácil das Águas: Governo do Amapá fortalece atendimentos às mulheres no terceiro dia de ação no Rio Pedreira
Apoio psicossocial, orientações sobre laqueadura e atualização de documentos seguem entre os serviços mais procurados na 4ª edição do projeto.
O Governo do Amapá realizou na quarta-feira, 19, o terceiro dia de atendimentos da 4ª edição do Super Fácil das Águas, que segue oferecendo cidadania, inclusão e serviços essenciais às comunidades do Rio Pedreira. Entre os atendimentos mais procurados desde o início da ação estão os serviços da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), que disponibiliza psicologia, serviço social, acolhimento e encaminhamentos sobre direitos femininos. No total, 124 mulheres já foram atendidas pela equipe.
A atuação do Governo do Estado tem sido fundamental para ampliar o acesso das mulheres aos seus direitos, especialmente em temas que exigem informação qualificada e acolhimento. Um dos principais é a laqueadura, que tem sido uma das maiores demandas. A equipe psicossocial explica como funciona o processo, tira-dúvidas, realiza acolhimento individualizado e encaminha as usuárias para a rede de saúde do Estado.
Moradora do Rio Pedreira, Gisele Anelis Lobato, de 28 anos, aproveitou a chegada da embarcação do Super Fácil das Águas para atualizar documentos da filha e buscar orientações sobre planejamento reprodutivo.
“Vim tirar o CPF da minha filha e trocar o cartão do SUS dela. Também mencionei não ter mais vontade de ser mãe, em relação ao serviço de laqueadura, e recebi orientação através do serviço social da Secretaria de Políticas para a Mulher. Achei uma melhoria muito grande trazer o Super Fácil para dentro das comunidades, pois facilita a locomoção, que antes era difícil e cara. O fato de eles virem até a comunidade é uma grande melhoria por ser mais perto”, afirmou.
A coordenadora da ação pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Carlene Pessoa, destacou a importância da iniciativa para a inclusão das mulheres ribeirinhas.
“A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres participa do projeto Super Fácil das Águas, que está em sua quarta edição. Nosso serviço psicossocial oferece acolhimento, orientações e encaminhamentos para que as mulheres possam ter acesso aos seus direitos, considerando a dificuldade que muitas enfrentam para obtê-los”, explicou.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!