Polícia Militar do Amapá inicia Operação '21 Dias de Ativismo' de enfrentamento a violência contra mulheres
Ação integra campanha nacional realizada de 20 de novembro a 10 de dezembro.
A Polícia Militar do Amapá (PM-AP) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 20, a Operação "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres." A ação integra a campanha nacional realizada anualmente entre 20 de novembro e 10 de dezembro, ampliando para o contexto brasileiro a mobilização internacional 16 Dias de Ativismo.
O período é marcado por ações educativas, mobilizações sociais e atividades preventivas voltadas ao enfrentamento de todas as formas de violência de gênero, com foco especial na prevenção do feminicídio, uma das mais graves e extremas expressões da violência contra mulheres e meninas.
No Amapá, um dos braços da operação será conduzida pela Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, que atuará de forma integrada com a Rede de Apoio à Mulher (RAM). As ações incluem atividades preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, com o objetivo de expandir a conscientização, fortalecer a rede de proteção e incentivar a denúncia por parte das vítimas e da sociedade. Entre as iniciativas previstas estão palestras, blitz educativas, fiscalizações de medidas protetivas e rondas em áreas com maior incidência de violência doméstica.
A campanha tem início no Dia da Consciência Negra, reforçando a dupla vulnerabilidade vivenciada por mulheres negras, e encerra-se em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A escolha das datas ressalta a dimensão social, racial e humanitária do enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, considerada uma violação de direitos fundamentais.
A comandante da Patrulha Maria da Penha, capitão Waldenice Nogueira, destacou a relevância da mobilização e o compromisso da corporação: “Hoje iniciamos oficialmente os 21 Dias de Ativismo. Este é um período de mobilização, conscientização e fortalecimento das ações da Polícia Militar no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. A PMAP reforça seu compromisso com a proteção, o respeito e a defesa da vida de todas as mulheres e meninas.”
Sobre o funcionamento das ações, a comandante explicou a atuação da polícia militar, “Nossas ações são educativas e preventivas, com palestras, blitz educativas, fiscalizações de medidas protetivas e rondas em bairros com mais incidência de crimes de violência doméstica, como forma de fortalecer ainda mais a rede de apoio e proteção às mulheres vítimas.”
Com a Operação 21 Dias de Ativismo, a Polícia Militar reafirma seu compromisso com a defesa da dignidade, da segurança e da vida das mulheres amapaenses, fortalecendo ações integradas que visam enfrentar e reduzir a violência de gênero em todo o Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!