Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estudantes da Escola Estadual José Firmo são classificados para etapa nacional do Desafio Liga Jovem 2025

Os alunos desenvolveram uma passarela sustentável construída a partir da reutilização de materiais plásticos.

Por Léo Nilo
23/11/2025 10h30
O grupo vai viajar para Belém (PA) representando o Amapá

Estudantes da Escola Estadual José Firmo do Nascimento, de Macapá, foram classificados para a etapa nacional do Desafio Liga Jovem 2025, que acontecerá em Belém–PA no fim deste mês. Os jovens talentos do 8º ano do ensino fundamental conquistaram a vaga com o BioMóbile, um projeto de passarela sustentável e acessível para áreas de ressaca.

O projeto propõe a construção de passarelas feitas com materiais plásticos recicláveis e outros resíduos, como pneus e garrafas PET. Além de oferecer acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, a iniciativa busca reduzir o descarte incorreto de lixo, promovendo práticas sustentáveis nas comunidades locais.

Os estudantes são do 8º ano do ensino fundamental

O BioMóbile é orientado pela professora Ana Marta Costa e desenvolvido pelos estudantes Ismael Peter, Pedro Henrique Barbosa e Sophia Oliveira. Para a professora, a classificação para a etapa nacional representa o reconhecimento do protagonismo juvenil da escola.

“A José Firmo é uma escola de tempo integral, então valorizamos muito a autonomia e o desenvolvimento completo dos estudantes. Estamos na fase de construção de um protótipo e com grandes expectativas para o Desafio”, contou.

Ana Marta, professora

De acordo com o estudante Pedro Henrique Barbosa, de 13 anos, o objetivo do grupo foi encontrar soluções para problemas diários enfrentados pelos amapaenses. “Em muitas áreas de ressaca, a locomoção é difícil e perigosa. Nossa passarela não é só ecológica, ela garante que todos possam se locomover com segurança”, afirmou.

O Desafio Liga Jovem é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que incentiva alunos de todo o Brasil a criarem soluções tecnológicas para melhorar a escola ou a comunidade. No ano anterior, o representante do Estado foi o Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Para Sophia Oliveira, de 14 anos, a oportunidade de representar o Amapá em outro estado é uma honra. “É a primeira vez que vamos participar de uma exposição com o nosso projeto, então estamos com muitas expectativas”, declarou.

Sophia Oliveira, estudante

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação