Liesap promove grande encontro das escolas de samba do Amapá com a Mangueira em noite histórica no Theatro do Samba
Sambistas, carnavalescos, admiradores da cultura popular e famílias inteiras prestigiaram o espetáculo.
O Theatro do Samba Francisco Lino da Silva ficou pequeno para o público que lotou o espaço na noite da última sexta-feira, 21, para celebrar um marcante encontro cultural amapaense. O evento, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com Francisco Lino da Silva, reuniu as agremiações do estado para receber a Estação Primeira de Mangueira, tradicional escola de samba carioca que vai homenagear o Amapá no Carnaval de 2026.
Desde as primeiras batidas, a energia tomou conta do público, formado por sambistas, carnavalescos, admiradores da cultura popular e famílias inteiras que prestigiaram o espetáculo.
A programação abriu com a Embaixada de Samba, seguida por Solidariedade. Na sequência, sacudiram o palco Boêmios do Laguinho, Emissários da Cegonha, Império do Povo, Maracatu da Favela e Império da Zona Norte. Teve ainda o show especial da Mangueira e, encerrando a noite em grande estilo, Piratas Estilizados.
Além das apresentações, a cerimônia prestou homenagem emocionante ao menestrel Francisco Lino da Silva, que recebeu o prêmio Fenesamba, reconhecimento máximo pela atuação no carnaval amapaense. Houve homenagem também à Mangueira, em agradecimento ao enredo que vai levar o Amapá a ser destaque no Carnaval de 2026, no Rio de Janeiro, e em reconhecimento à importância histórica e cultural da parceria que se fortalece entre o samba amapaense e o samba carioca.
O clima foi de festa, orgulho e muita expectativa para o carnaval que vem aí.
O vice-presidente da Mangueira, Moacir Barreto, falou sobre a importância do evento.
“É uma honra imensa estarmos aqui e sentir de perto cada detalhe do estado, que será cantado nos versos do enredo da Mangueira. A força e a alegria do povo amapaense nos contagiam. Estamos construindo juntos uma homenagem que não será apenas um enredo, mas um abraço da verde e rosa a esta terra rica em cultura, resistência e beleza. Saímos daqui ainda mais motivados para levar o Amapá para a Sapucaí em 2026 com toda a grandiosidade que ele merece.”
O presidente da Liesap, Jocildo Lemos, também comentou a programação.
“Este encontro com a Mangueira é histórico e reafirma o valor do nosso carnaval. O Amapá está pronto para brilhar e para mostrar ao Brasil inteiro a força do nosso samba e da nossa história.”
Presente no evento, a secretária de Cultura, Clicia Vieira Di Miceli, também falou sobre o encontro:
“Um encontro muito bonito, empolgante, que traz toda a comunidade para o Theatro do Samba. O Amapá respira cultura e sabe celebrar suas raízes. Quando nossas escolas sobem ao palco ao lado da Mangueira, mostramos ainda mais a potência artística que temos aqui e, sem dúvidas, é mais um momento que vai inspirar a Mangueira a cantar o nosso jeito tucuju na Marquês de Sapucaí em 2026”, destacou a secretária.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!