Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARCO DE GESTÃO ESCOLAR

Governo do Amapá lança Marco de Gestão Escolar para fortalecer lideranças da rede estadual

Documento orienta atuação de gestores e gestoras e servirá como referência estratégica para políticas de apoio às escolas públicas do estado.

Por Breno Pantoja
25/11/2025 08h29
O documento servirá para orientar atuação dos gestores, além de subsidiar políticas de desenvolvimento das escolas estaduais

O Governo do Estado do Amapá lançou, nesta segunda-feira, 24, o Marco de Gestão Escolar (MdGE), iniciativa inédita na região Norte voltada para fortalecer a atuação de gestores e gestoras da rede pública estadual. O evento aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), em Macapá, e reuniu cerca de 200 participantes, entre diretores, diretores adjuntos, autoridades e convidados.

O MdGE foi elaborado por um Grupo de Trabalho (GT), com assessoria do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, organização global voltada para formação de lideranças educacionais e fomento à pesquisa aplicada. O documento resultou de estudos, debates e consulta pública, e servirá como guia para orientar a atuação dos gestores, além de subsidiar políticas de acompanhamento e desenvolvimento das escolas da rede estadual.

Iniciativa inédita na região Norte voltada para fortalecer a atuação de gestores e gestoras da rede pública estadual

Entre as autoridades presentes estiveram Paulo Lemos, secretário de Estado da Educação; Sandra Casimiro, secretária adjunta de Políticas Educacionais; Ana Paula Bastos, líder do Projeto Estados, do Centro Lemann; Gabriela Zelice, consultora pedagógica da Motriz, além de gestores escolares, professores e representantes de sindicatos.

O Secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos

Para o secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos, o lançamento representa um momento histórico para a educação amapaense. 

“O Amapá é o primeiro estado do Norte do Brasil a lançar o Marco de Gestão Escolar. Esse documento é fruto de muito diálogo com gestores, professores e comunidade escolar. Agora vamos buscar os mecanismos legais para fortalecer ainda mais a conexão entre a Secretaria e as escolas”, destacou o Secretário. 

Ana Paula Bastos, líder do Projeto Estados, do Centro Lemann, explicou que o MdGE foi construído a partir das contribuições dos próprias gestores amapaenses.

“Ele representa missão, visão e valores, além das atribuições desses profissionais. A rede estadual do Amapá agora conta com um referencial que qualifica a atuação dessas lideranças, fundamentais para a aprendizagem dos estudantes. Esse é o primeiro marco de gestão escolar das Amazônias e pode inspirar outras regiões do Brasil”, afirmou Ana Paula.

Ana Paula Bastos, líder do Projeto Estados, no Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação

A diretora da Escola Lucimar Amoras Del Castillo, Selma Rocha, ressaltou a importância do Marco para a prática escolar. 

“O Marco Escolar nos dá um novo olhar sobre como trabalhar a educação em nossa escola e como alinhar esforços com a comunidade escolar. A intenção é aplicar suas orientações para melhorar o ensino, ampliar a pesquisa e estimular a curiosidade dos alunos, garantindo mais estrutura e qualidade no aprendizado”, disse a diretora.

Diretora da escola Estadual de Tempo Integral Lucimar Amoras Del Castillo, Selma Rocha

O lançamento do MdGE integra um movimento nacional e regional de valorização da liderança escolar como eixo estratégico para garantir o direito à educação com qualidade e equidade. Alinhado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei nº 9.394/96), ao Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/14) e à Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, o Marco dialoga com políticas locais de gestão democrática e com ações da Seed voltadas ao fortalecimento da formação e assessoramento dos gestores em 2026.

O evento contou com apresentações culturais, mesa de abertura com autoridades, exposições das principais dimensões do Marco e momentos de escuta ativa e consulta pública, reforçando a corresponsabilidade e a participação da comunidade escolar na construção de uma educação mais equitativa e de qualidade. Ao fim do lançamento do documento, os assessores pedagógicos receberam portaria de elogios e tablets.

Ao fim do lançamento do documento, os assessores pedagógicos receberam portaria de elogios e tablets

Sobre a programação

Ana Paula Bastos abordou a importância do Marco e as principais dimensões para atuação do gestor escolar. Gabriela Zelice apresentou a política de assessoramento em rede e ações de fortalecimento das lideranças. Por fim, a Seed conduziu a escuta ativa e consulta pública, apresentando ações estratégicas para 2026, incluindo assessoramento e acompanhamento das unidades escolares.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação