22ª Marcha das Josy´s: Governo do Amapá apoia evento que mobiliza população de Santana para fortalecer proteção às mulheres
Blitz reuniu equipes das secretarias municipais, instituições de segurança e comunidade para ampliar engajamento do evento que acontece na sexta-feira, 28, às 16h, em frente à Prefeitura de Santana.
Com apoio do Governo do Amapá, foi realizada na terça-feira, 25, uma blitz de chamamento na Avenida Santana mobilizando a população para a 22ª Marcha das Josy´s, que acontece na sexta-feira, 28, às 16h, em frente à Prefeitura de Santana. A ação integra o calendário do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher e reforça o compromisso da atual gestão no combate ao feminicídio e à violência doméstica.
A atividade, coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres de Santana a também apoiada pela Rede de atendimento à Mulher (RAM), reuniu equipes das secretarias municipais, instituições de segurança e representantes da comunidade para ampliar o engajamento da população e fortalecer a RAM. A iniciativa busca conscientizar e envolver cidadãos na luta contra a violência que atinge milhares de mulheres todos os anos no Brasil.
"A mensagem é sobre conscientizar e convidar nossa comunidade para a Marcha das Josy´s criada em memória da professora Josy, assassinada pelo marido. A marcha busca combater a violência contra a mulher, o feminicídio e promover a prevenção. É um chamado para que nenhuma mulher se cale ou se sinta sozinha", destacou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santana, Lea Soryana Cordovil.
Criada em memória da professora Josicleia Gimbal, vítima de feminicídio, a Marcha das Josy´s tornou-se um símbolo de resistência e união em defesa da vida das mulheres. A mobilização também tem caráter educativo, orientando sobre os diferentes tipos de violência física, psicológica e patrimonial, e divulgando a rede de apoio disponível no município de Santana, como a Patrulha Maria da Penha, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher e a Família (Camuf), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e a Delegacia da Mulher.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres em Santana, Elze Cardoso, reforçou esse propósito da ação.
"O objetivo é fortalecer as mulheres para reconhecerem e denunciem situações de violência, rompendo o ciclo de abuso e buscando ajuda. Essa marcha representa coragem, proteção e transformação", disse.
A blitz também serviu como momento de agradecimento às instituições que atuam ativamente no combate à violência contra a mulher.
"Agradeço à Polícia Militar, à Patrulha Maria da Penha, às equipes das secretarias e às escolas que se unem nessa causa. Convido cada mulher a denunciar a violência e a caminhar conosco no dia 28. Essa luta é urgente, e os números mostram isso. Não podemos mais perder vidas", afirmou a diretora da Escola Jardim de Deus, Ester de Paula.
A Secretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres de Santana reforça que qualquer morador pode participar da blitz e da Marcha das Josy´s, sem necessidade de inscrição prévia, e destaca que a união da comunidade é essencial para quebrar o ciclo de violência e proteger vidas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!