Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA

Governo do Amapá qualifica atendimento à população com implantação do sistema de despacho de ocorrências nas Guardas Municipais

CAD 3.0 é uma ferramenta do Ministério da Justiça, e já está em funcionamento no Ciodes desde o ano passado. O sistema organiza, em tempo real, todas as informações das ocorrências registradas.

Por Marcelle Corrêa
25/11/2025 12h31
Reunião técnica apresentou para os comandantes das Guardas Municipais a efetividade do sistema de despacho de ocorrências

O Governo do Amapá avança na modernização da segurança pública com a implantação do sistema CAD 3.0 nas Guardas Civis Municipais de todo o Estado. A iniciativa, que no primeiro momento acontece com a apresentação do sistema para os comandantes das guardas, faz parte da política estadual de fortalecimento da gestão integrada e amplia a capacidade de resposta das forças de segurança estaduais e municipais.

O CAD 3.0 é uma ferramenta do Ministério da Justiça, e já está em funcionamento no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) desde o ano passado. O sistema organiza, em tempo real, todas as informações das ocorrências registradas, permitindo acompanhar a localização de viaturas, registrar detalhes das chamadas, classificar o nível de urgência e acionar a equipe mais próxima, garantindo rapidez e precisão no atendimento.

Cézar Vieira, secretário de Segurança Pública

A interoperabilidade entre as instituições representa, de acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), um avanço histórico para a gestão.

“Trazer as Guardas para dentro do sistema é um passo marcante para a segurança pública do Amapá. Após a capacitação, partiremos para a integração da telefonia, ampliando ainda mais a eficiência do atendimento", adiantou Cézar Vieira, secretário de Segurança Pública.

Mesmo operando nas Guardas Municipais, o sistema permanecerá interligado tecnicamente ao Ciodes. Essa comunicação permitirá padronizar procedimentos, evitar duplicidade de atendimentos e assegurar maior eficiência no despacho das ocorrências em todo o estado.

Durante a reunião técnica com representantes das Guardas Municipais de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Laranjal do Jari e Macapá, o secretário de Segurança Pública destacou que a união do trabalho é resultado direto de uma decisão estratégica do Governo do Estado.

“Essa é uma decisão política de governador Clécio Luís, que sempre primou pelo trabalho integrado de todas as forças de segurança. A Sejusp e o Ciodes promovem este encontro para fortalecer essa integração no ambiente da segurança pública. Quanto mais união e alinhamento entre as forças, melhores serão os resultados, e quem ganha com isso é a população do Amapá. A partir desta primeira grande reunião, estabelecemos um consórcio para que o Sinesp-CAD seja operado também pelas Guardas Municipais, ampliando a rede de atuação na linha de frente e entregando serviços ainda mais eficientes ao cidadão”, finalizou Vieira.

Secretário de Segurança Pública, Cézar Vieira ladeado pelos representantes do Ciodes e das Guardas Civis Municipais

O coordenador do Ciodes, Diego Alves, reforçou que o processo ocorrerá em fases e que a Sejusp será o elo técnico entre as Guardas Municipais e o Ministério da Justiça.

“Nesta primeira fase, apresentamos a ferramenta e consolidamos o consórcio. O CAD já integra toda a capital e o interior, e agora as Guardas Municipais passam a compor esse sistema. Vamos iniciar as capacitações e oferecer todo o suporte técnico necessário. Seremos a ponte entre o Ministério da Justiça e as Guardas, garantindo que a integração aconteça de forma completa e eficiente", disse Alves.

Ele também explicou como o novo fluxo beneficiará a operação das equipes: “Primeiro, vamos treinar gestores e operadores. O registro de ocorrência passa a gerar dados essenciais para a segurança pública, permitindo que possamos demandar atendimentos entre municípios. Por exemplo, uma ocorrência registrada aqui pode ser imediatamente repassada para a Guarda de Laranjal do Jari ou Serra do Navio. A troca de informações é o que torna esse sistema tão poderoso", frisou o coordenador.

Respostas rápidas nos atendimentos e integração marcaram a pauta da reunião

O comandante da Guarda Civil Municipal de Laranjal do Jari, inspetor Rogério Lemos, destacou a importância da integração promovida pelo Governo do Amapá, com a implantação do novo sistema. Segundo ele, a ferramenta passa a orientar e qualificar o trabalho realizado diariamente no município, garantindo melhor organização e geração de dados para as operações.

"Essa integração aprimora nossa atuação e nos permite trabalhar de forma ainda mais organizada e alinhada às demais forças estaduais”, destacou o comandante.

Inspetor Rogério Lemos, comando da Guarda Civil de Laranjal do Jari

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!