Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Municípios tem até quinta-feira para enviar dados ao Sistema de Orçamento em Saúde

A falta de publicação implica na suspensão do Fundo de Participação dos Municípios

Por Redação
06/03/2017 17h24

Os municípios que não enviaram dados referentes ao sexto bimestre de 2016, ao Sistema de Orçamento Público em Saúde (Siops) têm até quinta-feira, 9, para fazer. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Dez municípios estão com a pendência. A falta de inclusão de dados no sistema implica na suspensão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Até o momento, apenas as cidades de Amapá, Cutias, Macapá, Pracuúba, Tartarugalzinho e Vitória do Jari cadastraram as informações. O registro de dados orçamentários junto ao sistema é obrigatório, desde 2013, conforme a Lei Complementar nº 141, de janeiro de 2012. A determinação inclui a União, Distrito Federal, Estados e municípios, que devem cumprir prazos para prestação de contas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, é fundamental que os gestores mantenham atualizado o cadastro junto ao Siops, dentro dos prazos estipulados. "A nossa preocupação é que, além das suspensão dos recursos da União aos municípios, a falta do orçamento pode prejudicar e paralisar várias estratégias que os municípios desenvolvem na atenção básica, inclusive, deixando o usuário sem assistência e sobrecarregando as unidades estaduais", comentou.

Em fevereiro, a Sesa solicitou ao Ministério da Saúde uma oficina, em caráter de urgência, levando em consideração a posse dos novos gestores municipais, para capacitá-los a alimentarem o sistema, sobretudo, observarem o prazo de prestação de contas das receitas e despesas junto ao Siops.

Os municípios que ainda não enviaram as informações são: Santana, Mazagão, Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio, Pedra Branca, Laranjal do Jari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Itaubal do Piririm.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!