Governador em exercício destaca a eficiência da gestão pública com a participação de pesquisadores no 1º Fórum de Mestres e Doutores
Teles Júnior participou do encontro promovido pela Escola de Saberes Públicos, nesta terça-feira, 25, que integrou especialistas do Estado e de instituições de ensino acadêmico, incentivando a produção científica.
Nesta terça-feira, 25, o 1º Fórum de Mestres e Doutores da Escola de Saberes Públicos do Amapá (Esap) promoveu a integração de especialistas do Estado e de instituições acadêmicas, incentivando a produção científica. Para o governador em exercício, Teles Júnior, iniciativas como esta aproximam a ciência da gestão pública, tornando-a cada vez mais eficiente.
"O Governo tem se aperfeiçoado ao longo do tempo, a partir do que apresenta a ciência, e esse exercício tem que ser feito constantemente. Essa aproximação é o passo inicial para uma mudança de cultura na administração pública do Amapá, para podermos melhorar a aplicação dos recursos, a condução das políticas públicas e realizar análises críticas dos resultados. É um esforço conjunto da academia, da sociedade civil e das instituições de governo para levar as melhores entregas à população", comentou Teles Júnior, mestre em Economia Empresarial e professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
A primeira edição do Fórum reuniu especialistas da Esap, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), do Instituto Federal do Amapá (Ifap), da Unifap e da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), com compartilhamento de experiências acadêmicas e incentivo à produção científica voltada ao aperfeiçoamento das políticas públicas.
"É muito importante o uso da pesquisa stricto sensu aqui no Amapá para o desenvolvimento de cadeias produtivas e para a conservação da Amazônia. Teremos, em breve, nosso campus fluvial, que vai potencializar ainda mais esses conhecimentos. Que possamos aproveitar cada vez mais essa troca de saberes", destacou a professora Juliana Eveline Farias, do Ifap.
A programação contou ainda com a apresentação do Plano Estratégico da Esap e um painel sobre políticas públicas na Amazônia, abordando educação, saúde e meio ambiente como pilares da sustentabilidade, além da exposição de pesquisas desenvolvidas pelos participantes.
Nesta terça-feira, por ocasião do Fórum, a Esap lançou o edital de chamada pública de artigos para a revista científica Intersaberes, que destaca produções acerca do serviço público amapaense. As inscrições ocorrem até março de 2026 e o edital foi disponibilizado no site da Escola.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!