Mais Sorriso do Governo do Amapá chega ao distrito do Lourenço com atendimentos odontológicos para a população
Programa integra a ação 'TCE na Comunidade' e leva serviços, orientações e prevenção de saúde bucal aos moradores da região.
A população do distrito do Lourenço, em Calçoene, recebeu a equipe do programa Mais Sorriso, que integra a 8ª edição do projeto TCE na Comunidade. A iniciativa levou atendimentos odontológicos gratuitos e orientações de saúde bucal para a população. Só no primeiro dia, na terça-feira, 25, mais de 70 pessoas foram beneficiadas com procedimentos como limpeza, restauração, extração dentária e aplicação de flúor.
O impacto da ação rapidamente pôde ser percebido entre os moradores. A manicure Cristiane de Oliveira levou a filha Hellen Letícia, de 12 anos, para uma consulta e comemorou o atendimento recebido.
“Muitas pessoas aqui não têm como ir até Calçoene. Fiquei muito feliz, minha filha foi atendida, avaliada e só vai precisar de limpeza. As profissionais são muito dedicadas, atenderam com paciência e carinho. Estão de parabéns", disse.
A coordenadora de Saúde Bucal do Estado, Daphne Macedo, destacou que o Mais Sorriso foi pensado para chegar em comunidades de difícil acesso.
“Nossa missão é assegurar que todas as comunidades, inclusive as mais distantes, tenham acesso a um atendimento odontológico de qualidade. Atuamos com foco na prevenção, no cuidado integral e na promoção da dignidade, especialmente para aqueles que enfrentam maiores dificuldades para acessar os serviços de saúde", frisou.
O trabalho das equipes também inclui orientação de higiene, avaliação e em casos mais complexos, encaminhamentos especializados, reforçando a proposta do projeto TCE na Comunidade de fortalecer o acesso a serviços essenciais.
Além da assistência odontológica, a presença de outros serviços sociais na programação chamou a atenção dos moradores. Joice Santos, que mora há nove anos no distrito, aproveitou para garantir mais benefícios para a família.
“Vim buscar atendimento odontológico para mim e aproveitei para fazer o cadastro para os kits da primeira infância para minha netinha de dois meses. Isso é muito importante para nós, ainda mais agora que o garimpo está parado e estou sem renda. Vai ajudar muito, muito mesmo", falou.
Para Jucicleide de Araújo, recepcionista, ações como essa fazem diferença direta no dia a dia de quem vive longe da sede do município.
“Quero agradecer a todos os envolvidos. Esses serviços são difíceis de conseguir e com a ação tudo fica mais fácil. É muito importante para a gente", disse Jucicleide.
A programação do Mais Sorriso seguiu até esta quarta-feira, 26, no distrito do Lourenço, e até o dia 29 na sede de Calçoene, garantindo atendimento humanizado e gratuito.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!