Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ELA VOLTOU!

Governador Clécio Luís reforça política educacional e cultural do Amapá com reinauguração da histórica Biblioteca Pública Elcy Lacerda

Prédio que faz parte da história do Amapá foi reaberto para a população, com celebração de novo acervo, modernidade e oportunidade de acesso democrático à literatura.

Por Fabiana Figueiredo
27/11/2025 11h27
Governador Clécio Luís reinaugurou a Biblioteca Pública Elcy Lacerda, em Macapá

Nesta quarta-feira, 26, o Amapá celebrou a reinauguração da Biblioteca Pública Elcy Lacerda. O prédio histórico no Centro de Macapá foi totalmente reconstruído pela gestão do governador Clécio Luís, que, com a entrega, fortalece as políticas públicas voltadas para a educação e a cultura.

Governador Clécio Luís, na sala de literatura infantil da nova Biblioteca Pública Elcy Lacerda

“Um presente para todos. Não dá para contar a história da Amapá sem contar a história da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, que passou por um processo de restauração e a devolvemos ao povo do Amapá com biblioteca digital de 16 mil títulos, salas de exposição, espaços de leitura, com obras raras e obras contemporâneas. Não existe uma cidade que goste de si mesma e da sua história sem ter uma biblioteca. Com esse reencontro, a biblioteca dá um passo para a modernidade. É uma honra devolver este que é o equipamento público mais importante do Amapá, por sua função, por sua arquitetura e, sobretudo, pela história que faz parte desse espaço”, afirmou Clécio Luís.

Biblioteca Pública Elcy Lacerda, em Macapá, foi reinaugurada pelo Governo do Amapá

A reinauguração foi celebrada por estudantes, artistas, profissionais da educação e da cultura, admiradores da leitura, e colaboradores e ex-colaboradores, como a professora e contadora de histórias Ana Maria Vilhena, mãe do governador, que atuou durante quase 20 anos na biblioteca. A entrega do espaço foi marcada por apresentações culturais e artísticas, como o cortejo circense; o show de música instrumental com o professor Nonato Leal e de brega com o cantor Mauro Cotta; e declamações de poemas e poesias.

A entrega faz parte de um empenho da gestão em recuperar prédios que marcam a história do Amapá, especialmente para a cultura. Entre eles estão o Museu Kuahí, em Oiapoque, reinaugurado este ano; o Teatro das Bacabeiras, a Fortaleza de São José e o Centro Cultural João Batista de Azevedo Picanço, ambos em andamento. Todo o trabalho é acompanhado pelo setor cultural.

Reinauguração da Biblioteca Pública Elcy Lacerda contou com participação expressiva da população, no Centro de Macapá

O novo prédio passou por um amplo processo de requalificação, recebeu atualização tecnológica do acervo, preservação histórica e ampliação de serviços, tornando o espaço um ambiente inovador, cultural, tecnológico e de memória.

A nova Biblioteca Elcy Lacerda reúne agora espaços temáticos, ambientes culturais, áreas de convivência, setores infantis ao ar livre e salas dedicadas à pesquisa e às artes. Entre os novos ambientes, destacam-se a Sala de Espetáculos Multivozes, com 80 lugares; o Espaço Equinócio das Palavras, disponível para reuniões dos segmentos culturais organizados pela sociedade civil; a Janela Amazônica (sala multimídia, a mais tecnológica da biblioteca); a Gibiteca; e o Setor de Obras Raras, e foi inaugurado ainda na área externa o espaço Terezinha Vilhena.

Reconstrução da biblioteca pública garantiu criação de novos espaços, como a Gibiteca

O processo de transformação da biblioteca foi acompanhado de forma minuciosa por profissionais especializados e por entidades ligadas ao Setor do Livro, Leitura, Literaturas e Biblioteca, como a Academia Amapaense de Letras, garantindo que o espaço fosse moldado de forma participativa e integrada à memória e à identidade amapaenses.

Marta Lacerda, sobrinha de Elcy, celebrou reinauguração da biblioteca

“Nós aguardamos muito por essa entrega. É a transformação social através da educação que a minha tia sempre sonhou e hoje está sendo dado mais esse passo nesse caminho. E eu estou muito emocionada e grata ao governador Clécio Luís e ao Governo por devolver a biblioteca tão bonita”, destacou Marta Lacerda, sobrinha de Elcy Lacerda e produtora cultural.

O acervo também foi ampliado e diversificado, com a aquisição de 2,5 mil novos títulos, totalizando mais de 5 mil obras no acervo físico, além de 16 mil títulos digitais disponíveis pela Biblioteca Virtual Pearson. Somando todo o acervo que compõe a biblioteca pública atualmente, estão disponíveis para a comunidade mais de 30 mil livros. A obra manteve os aspectos arquitetônicos do prédio histórico, sem deixar de ganhar modernidade.

Prédio histórico
Criada em 1945, a biblioteca pública nasceu com um acervo composto por doações. Inicialmente, funcionou em uma residência na Avenida Mário Cruz, no Centro da cidade, passou por outros endereços, e, com a necessidade de um espaço mais adequado, se fixou em 1971 no mesmo local onde o prédio foi reinaugurado nesta quarta-feira (conheça mais sobre a história do prédio público).

Localizada na Rua São José, nº 1800, no Centro de Macapá, a Biblioteca Pública passa a funcionar ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com entrada gratuita. Os agendamentos de salas são feitos de forma presencial, na administração da biblioteca.

Biblioteca Pública Elcy Lacerda, em Macapá, reabre com um acervo de mais de 30 mil livros, entre físicos e digitais

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!