Governo do Amapá inicia aplicação do Sispaeap 2025 para mensurar aprendizagem de mais de 27 mil alunos
Turmas do 2º e 5º ano de escolas de todo o estado participam de prova anual que identifica rendimento dos alunos em português e matemática.
O Governo do Amapá iniciou nesta quinta-feira, 27, a aplicação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap) de 2025. Ao todo, mais de 27 mil estudantes do 2º e 5º ano do ensino fundamental realizam as provas em todo o estado, tanto de escolas da rede estadual quanto das redes municipais.
Neste primeiro dia, o exame é aplicado para as turmas do 2º ano, para cerca de 13 mil alunos. O Sistema, criado pelo Governo em 2019, tem como objetivo monitorar o rendimento e desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática, por meio de questões objetivas e discursivas alinhadas ao nível das faixas etárias.
Segundo a coordenadora do Programa Criança Alfabetizada, Débora Vale, os resultados do Sispaeap contribuem para o cálculo do ICMS Educação e do Índice Criança Alfabetizada (ICAA), auxiliando na construção de políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem. Além disso, é possível mensurar os níveis educacionais ao longo dos anos.
“Durante todo o ano, os formadores preparam os professores que aplicam essas provas. São 496 escolas envolvidas no Sispaeap e todas as redes estão engajadas nas estratégias, na taxa de participação e no bom desempenho. É através dessas provas que esses índices vão para cenário nacional, decidindo o valor de ICMS que cada município vai receber”, explica Débora.
Visando o melhor desempenho dos estudantes, as escolas prepararam simulados e dinâmicas voltadas para as provas. Além disso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou, ao longo do ano, diversas formações para professores e servidores responsáveis pela aplicação, o que refletiu no desempenho do primeiro dia, segundo a aplicadora Zaira Lamarão.
“Toda criança nesse processo fica ansiosa, elas ficam surpresas a cada questão que passa. Mas, elas também apresentam uma preparação quando eu passo de carteira em carteira. Elas estão desenvolvendo as questões de forma bem natural e, por isso, estamos com boas expectativas”, afirma Zaira.
As provas seguem nesta sexta-feira, 28, para 12 mil alunos do 5º ano. Já os resultados estão previstos para o final de janeiro de 2026, quando um balanço será realizado junto com as prefeituras municipais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!