Equipamentos eletrônicos reforçam vistoria no Iapen
Entrada de armas e produtos ilícitos está sendo combatida com mais rigor no complexo
Os portais detectam apenas metais, enquanto que as esteiras são mais eficientes e diferenciam produtos
Desde de maio do ano passado, quando foram instaladas as esteiras de raio-x e portais de detectores de metal, o Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) vem combatendo com maior rigor a entrada de armas e produtos ilícitos ao complexo.
Hoje, os equipamentos de raio-x funcionam nas unidades do Iapen (semiaberto e fechado), penitenciária feminina e no centro de custódia especial localizado do bairro Zerão. A previsão é de instalar a nova tecnologia no centro de custódia de Oiapoque, além de um hospital psiquiátrico.
“Os portais detectam apenas metais, enquanto que as esteiras são mais eficientes e diferenciam produtos orgânicos, metais, plásticos, tudo por meio das cores”, explicou Cremildo Moraes Picanço, chefe da Unidade de Vigilância e Disciplina do Iapen.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de um convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Após o encerramento das paraolimpíadas, foi feito o repasse do material ao Estado do Amapá.
São mais de 4 esteiras de raio-x, 9 portais detectores de metais, 9 portais detectores de metais tipo raquete, 50 bastões e 30 banquetas. Toda e qualquer pessoa, incluindo os agentes penitenciários, passam pelo portal na saída e entrada do Iapen.
“No passado a revista era de forma manual e falha. Agora, com os equipamentos, o serviço está mais seguro. Tanto para o servidor quanto para o visitante”, disse Sergio Gomes, coordenador de planejamento do Iapen.
Por meio da inspeção eletrônica já foram apreendidos vários objetos como armas brancas, simulacros e até drogas na penitenciaria. Recentemente, ao passar pelo raio-x, uma visitante foi flagrada tentando passar no equipamento bebida alcoólica. O raio-x identificou a cor diferente de um líquido para o outro.
As visitas funcionam aos sábados e domingos nos horários de 8h30 as 17h.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!