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6° ANO DO REGIME DE COLABORAÇÃO

Amapá celebra 6 anos do Regime de Colaboração com avanços históricos na alfabetização

Evento reuniu representantes dos 16 municípios, e comunidade escolar para apresentar avanços da alfabetização e celebrar seis anos do Regime de Colaboração.

Por Breno Pantoja
03/12/2025 10h38
Durante a cerimônia, foi apresentado os resultados da alfabetização na idade certa em 2025

O Governo do Amapá celebrou, nesta terça-feira, 2, no Museu Sacaca, em Macapá, os seis anos do Regime de Colaboração Colabora Amapá Educação. O encontro reuniu gestores estaduais e municipais, instituições parceiras e a comunidade escolar para apresentar os resultados de 2025 e reafirmar o compromisso do Estado com a alfabetização na idade certa. 

A solenidade começou com apresentações de alunos da Educação Infantil de Mazagão e da Escola Estadual Araçary Corrêa Alves, simbolizando o foco do programa na aprendizagem desde os primeiros anos escolares. 

Criado em 2019, o Regime de Colaboração integra ações entre Estado e municípios para fortalecer a Educação Infantil, o ciclo de alfabetização, a recomposição da aprendizagem e a gestão escolar. Desde então, o Amapá ampliou formações, avaliações diagnósticas e parcerias com Undime, Ameap, Ministério Público e A Bem Comum, consolidando-se como referência nacional. 

Durante a cerimônia, a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Sandra Casimiro, destacou o avanço contínuo do Estado.

A Secretária adjunta de Políticas Educacionais, Sandra Casimiro

“A cada ano o Amapá tem avançado por meio do regime de colaboração, dando apoio aos municípios. Isso tem se concretizado em resultados altamente positivos. Continuamos avançando na alfabetização das nossas crianças na idade certa. Já temos mais de 57 crianças leitoras fluentes no 2º ano, lendo textos, decodificando palavras. É o governador Clécio e o secretário Paulo Lemos investindo cada vez mais na alfabetização das nossas crianças”, ressaltou Casimiro. 

Resultados 2025: Amapá avança na leitura e registra um dos melhores desempenhos da série histórica 

A apresentação técnica mostrou que 2025 consolidou um dos anos mais positivos desde o início do programa, com crescimento consistente em todos os níveis. 

Educação Infantil participação ampliada e melhora nas habilidades iniciais
A sondagem alcançou 100% dos 16 municípios, envolvendo 233 escolas, 1.320 professores e mais de 5 mil crianças. Em comparação com anos anteriores, houve ampliação da participação municipal e avanço nas habilidades de linguagem oral e consciência fonológica, essenciais para o ciclo de alfabetização.

1º ano registra avanço expressivo entre avaliação diagnóstica e somativa 

A avaliação de fluência revelou crescimento significativo de alunos com leitura adequada entre março e outubro, além de redução nos níveis iniciais. O desempenho superou 2024 e evidenciou avanços tanto na rede estadual quanto nas redes municipais, resultado direto das intervenções pedagógicas.

A programação reuniu os representantes de todos os municípios e educadores

2º ano fluência reforçada e participação ampliada 

Os dados da Plataforma CAEd mostraram melhora consistente no decorrer de 2025, com maior proporção de estudantes nos níveis intermediários e avançados. A participação dos municípios também cresceu, mantendo padrão superior ao de anos anteriores. 

3º ano leitura de textos corridos alcança patamar histórico 

O 3º ano registrou um dos melhores resultados já observados, com queda significativa nos níveis mais baixos e evolução contínua entre a avaliação diagnóstica e a somativa, superando o desempenho de 2024. 

A Gerente do Programa Criança Alfabetizada, Débora Vale

A gerente do Programa Criança Alfabetizada, Débora Vale, reforçou o impacto dessas estratégias.

“São seis anos de consolidação do regime de colaboração. As nossas estratégias vão da parte administrativa à pedagógica, onde está o programa Criança Alfabetizada. Hoje apresentamos os resultados e colorimos o mapa do Amapá. A expectativa é ver o estado no verde escuro, que são crianças lendo e escrevendo na idade certa", destacou Débora.  

Destaques nacionais colocam o Amapá entre as referências do país 

Os resultados de 2025 também renderam reconhecimentos nacionais, entre eles:

  • Comenda Governadores pela Alfabetização na Idade Certa, pelo avanço no Índice Criança Alfabetizada (ICA);
  • Ferreira Gomes como melhor escola de alfabetização da Região Norte;
  • Tartarugalzinho como município que mais cresceu na alfabetização no Brasil.

As conquistas consideraram avanços na aprendizagem, redução de desigualdades, engajamento das redes e formação continuada de professores. 

Prêmio Criança Alfabetizada reconhece escola destaque 

A edição 2025 premiou a Escola de Alfabetização Rosa dos Santos Mareco, de Ferreira Gomes, pelos resultados superiores à média estadual. A instituição alcançou proficiência padronizada 8,66, indicador de rendimento 97,7%, IDE-ALFA 8,5 e avaliou 73 estudantes.

A edição 2025 premiou a Escola de Alfabetização Rosa dos Santos Mareco, de Ferreira Gomes, pelos resultados superiores à média estadual

Municípios homenageados pelos seis anos de adesão 

Representantes dos 16 municípios que integram o Regime de Colaboração receberam placas comemorativas: Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Vitória do Jari. 

A coordenadora municipal de Vitória do Jari, Regina Cardoso, destacou a expectativa com os resultados.

“Estamos no sexto aniversário do programa e aguardando o resultado das avaliações de fluência dos nossos alunos do 2º ano. A nossa expectativa é alcançar o tom verde escuro no mapa, que representa crianças lendo e escrevendo na idade certa", concluiu Regina. 

Compromisso renovado 

A celebração reforçou que alfabetizar todas as crianças na idade certa é uma política permanente do Governo do Amapá. Com cooperação institucional, acompanhamento técnico, formações e apoio pedagógico às redes, o Estado mantém evolução contínua e se consolida como referência nacional em políticas de alfabetização.

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ÁREA: Educação