Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Balanço 2025: Governo do Amapá avança no desenvolvimento econômico do Estado e se fortalece para a chegada da nova matriz econômica do petróleo

A gestão estadual efetivou diferentes ações estratégicas aliadas aos horizontes sustentáveis emergentes.

Por Cristiane Nascimento
09/12/2025 14h45
A gestão estadual entende que a  exploração do petróleo é uma oportunidade estratégica para o estado e para o país

Seguindo as medidas que vêm sendo adotadas desde o início da gestão para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado, o Governo do Amapá efetivou diversas ações estratégicas em 2025. Entre as iniciativas, estão o fortalecimento das políticas de atração de investimentos e a posição firme de defesa e apoio ao setor de óleo e gás, que resultou na obtenção da licença para pesquisa na Margem Equatorial.

A gestão estadual entende que a exploração do petróleo representa uma oportunidade estratégica para o estado e para o país. Considerando que marca um novo momento na história econômica e social do Amapá, o governador Clécio Luís celebrou a informação de que a Petrobras obteve a licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, na região da Margem Equatorial.

Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Wandenberg Pitaluga

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Wandenberg Pitaluga, destacou que em 2025 todas as ações voltadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do Amapá foram intensificadas e houve significativos avanços.

"O Amapá está hoje no centro das atenções e temos trabalhado para preparar o estado para receber a Petrobras, seus fornecedores e a cadeia que está ao redor desta indústria", concluiu Pitaluga.

Ainda como parte das medidas que reforçam a importância da responsabilidade ambiental aliada aos horizontes sustentáveis emergentes, equilibrando o desenvolvimento econômico com a manutenção dos indicadores ambientais do estado, o Amapá foi sede da 4ª edição do Seminário Economia do Mar. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, Sebrae Amapá e Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (Abeemar).

Amapá foi sede da 4ª edição nacional do Seminário Economia do Mar (SEM), que reúne lideranças locais e nacionais

Selo Amapá

Ferramenta facilita inclusão, acompanhamento, certificação dos produtos e divulgação no ambiente digital

Outras atividades que fortalecem e apoiam o empreendedorismo no estado, com impacto na elevação dos índices econômicos, foram não só mantidas, mas aperfeiçoadas como o lançamento, em julho de 2025, da plataforma Selo Amapá, uma ferramenta prática, eficiente e moderna para aprimorar a prestação dos serviços da política pública. A medida, coordenada pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) integra as ações efetivas da atual gestão voltadas para aperfeiçoar, fortalecer, dar visibilidade e ampliar o alcance das práticas desenvolvidas localmente.

Entre as atividades de apoio ao empreendedorismo, na maior vitrine de negócios do Amapá, a 54ª Expofeira, A Agência Amapá realizou o lançamento da 6ª Edição do Programa Minha Primeira Empresa, com a oferta de 130 vagas para concessão de crédito.

Políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo contribuíram para avanço na geração de emprego

Houve ainda, durante os nove dias do evento, rodas de conversa e diálogos estratégicos para promover a integração de diferentes empresas, no pavilhão ExpoAmazônia, grandes empreendimentos da cadeia produtiva de petróleo e gás, como Petrobras, Transpetro, Cia Brasileira Offshore (CBO), proporcionaram conexões e compartilhamento de experiências.

No segundo semestre de 2025, em mais uma atividade voltada para garantir o amplo acesso às oportunidades e a participação efetiva da população nas políticas públicas, a Agência Amapá coordenou a caravana itinerante do Selo Amapá, nos meses de outubro e novembro, em 14 municípios do estado.

COP30

Na COP30, o Amapá apresentou inovação digital com ‘chatbot’ interativo sobre o estado mais preservado do país

O Governo do Estado também participou e foi protagonista da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e levou muita inovação e criatividade, como um cartão com QR code para acesso a informações sobre o estado mais preservado do país. A ferramenta, desenvolvida pela Agência Amapá, representa mais uma iniciativa que reforça o compromisso da gestão estadual não só em efetivar políticas públicas de desenvolvimento, mas também de compartilhar essas ações com o Brasil e o mundo.

Em mais uma grande edição realizada pelo Governo do Estado, a 54ª Expofeira do Amapá, antes de começar, já foi fundamental para o alcance da marca de mais de 100 mil empregos no estado, uma tendência que começou a ser trabalhada desde o início da atual gestão. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados em agosto, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), confirmam a eficácia das políticas públicas da atual gestão que fortalecem o desenvolvimento econômico local, com o impacto nos números positivos na geração de emprego e renda.

A 54ª Expofeira, ante de começar, já foi fundamental para o alcance da marca de mais de 100 mil empregos no estado

Carteira assinada

Com ações efetivas e voltadas para o fortalecimento do setor econômico, em 9 meses, de janeiro a setembro de 2025, foram gerados 7.409 empregos com carteira assinada no estado, isso significa um crescimento de 7,76%, um dos melhores do Brasil, o que faz do Amapá, referência nacional, uma vez que o país cresceu 3,64% e a região Norte 4,59%.

A partir das políticas públicas de valorização profissional, com investimentos em capacitações técnicas e formação continuada, a tendência é que os índices melhorem ainda mais, com a possibilidade de fechamento de 2025, com mais 9 a 10 mil novos empregos formais.

Primeiro voo direto entre Macapá e Rio de Janeiro marca novo momento para o setor de óleo e gás no Amapá

No último mês do ano, como partes das iniciativas do Governo do Estado para atender demandas do setor de óleo e gás, o primeiro voo da rota direta entre Macapá e Rio de Janeiro, com breve escala em Belém, aconteceu na segunda-feira, 1º de dezembro. A mais recente rota, inaugura um novo momento para o setor de óleo e gás no estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!