Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BLITZ EDUCATIVA

Governo do Amapá realiza blitz para mobilizar a população sobre a violência contra a mulher e o racismo, no Oiapoque

A atividade faz parte da campanha ‘21 Dias de Ativismo’, que tem o intuito de informar a sociedade sobre as diversas formas de agressão e discriminação que atingem mulheres e meninas.

Por Ana Anspach
04/12/2025 10h01
Blitz educativa engaja a comunidade no combate à violência contra a mulher e o racismo

O Governo do Estado, reforçando a importância de combater o racismo e a violência que afeta especificamente mulheres negras, realizou blitz educativa na Praça Ecildo Crecêncio, no município de Oiapoque. A mobilização foi realizada pela equipe do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram).

Em todos os estados, a campanha acontece até o dia 10 de dezembro, incluindo o Dia da Consciência Negra (20/11) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), com o objetivo de destacar a dupla vulnerabilidade das mulheres negras e os direitos de todas. 

A ação reforça a importância do enfrentamento ao racismo e a violência que afeta mulheres

A coordenadora do Cram, Nátane Oliveira, ressaltou que a blitz ocorreu em parceria com o Coletivo de mulheres negras de Oiapoque (Comuneo), na busca de sensibilizar a sociedade para o tema.

Coordenadora do Cram, Nátane Oliveira

“A campanha desenvolvida com o apoio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, representa um marco no aprofundamento do combate à violência de gênero, feminicídio e outras formas de agressões e está em sintonia com os 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável' previstos na Agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas”, frisou a coordenadora.

A ação promove conscientização, convoca a sociedade civil a se engajar no combate, e reforça a importância do enfrentamento ao racismo e a violência que afetam especificamente mulheres negras.

Representante do COMUNEO, Dayene Soeiro (à esquerda)

A representante do Comuneo, Dayene Soeiro, pontuou que é essencial fornecer informações claras e acessíveis à comunidade para o entendimento claro.

“Explicar de forma simplificada quais leis protegem o gênero feminino pode empoderar e orientar as mulheres a buscarem seus direitos e levarem a vida com mais segurança. A informação deve chegar a quem precisa para incentivar a busca por apoio e justiça”, destacou Dayene.

Serviço:

O Cram de Oiapoque funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no endereço Rua Assaid da Silva Sfair, nº 671, bairro Planalto, e com o número de contato (96) 98402-9406.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!