Governo do Amapá lança o programa 'Educação que Transforma' para integrar ações e ampliar os investimentos na rede estadual
Planejamento estratégico reúne ações pedagógicas, estruturais e tecnológicas da rede estadual e define metas para novos avanços até 2026.
Profissionais especialistas de todos os setores da educação participam do Planejamento Estratégico 2026, intitulado “Educação que Transforma”, para documentar as atividades pedagógicas, administrativas e estruturais em um programa macro. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 4, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Macapá.
De acordo com o secretário de estado da Educação, Paulo Lemos, o planejamento marca o início da formalização do programa, que reunirá as principais ações, investimentos e resultados em um projeto unificado.
“A educação está entregando muitas coisas boas, mas precisamos organizar tudo isso em um grande programa. É isso que estamos lançando aqui. A Educação que Transforma faz jus ao nome, porque só a educação consegue transformar. Agora vamos organizar, buscar investimentos e repercutir essas ações”, pontuou o gestor.
Todo esse conjunto de iniciativas será estruturado e documentado dentro do programa macro “Educação que Transforma”. A proposta também incorpora projetos em andamento e novas ações programadas, incluindo a distribuição de mais de 1.500 Chromebooks, que começam a ser entregues nas escolas nesta sexta-feira, 5.
“São várias ações que vamos desenvolver, escolas recebendo Chromebooks, laboratórios, ônibus com acessibilidade para nossos alunos. É muita coisa chegando, e estou muito contente com esse avanço”, acrescentou Paulo Lemos.
A secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Sandra Casimiro, reforçou que o programa será estruturado em sete eixos, que abrangem atividades pedagógicas, administrativas, estruturais e ações inovadoras.
“O secretário Paulo Lemos idealizou esse programa com sete eixos para podermos organizar nossas ações, definir metas e objetivos, pensando também em iniciativas inéditas. A Escola Tech, por exemplo, vai fortalecer a tecnologia educacional dentro das nossas escolas. O programa reúne o que já fazemos e o que será desenvolvido a partir de 2026”, destacou a gestora.
A assessora especial da Seed, Danielle Dias, informou que, desde 2023, a Secretaria vem ampliando as entregas na rede estadual e que, agora, o desafio é consolidar essas ações em um programa único que represente o trabalho desenvolvido.
“Estamos reunindo todas as ações para finalizar um programa que traduza tudo o que está sendo realizado. As equipes estão apresentando propostas que serão incorporadas ao programa e que orientarão as entregas até 2026. A partir dessas propostas, vamos organizar o projeto, alinhando o que já está em andamento com novas ações. É um programa que consolida avanços e inaugura uma nova etapa para a rede estadual”, afirmou a assessora.
O Governo do Amapá tem ampliado os investimentos na educação pública. Diversas entregas foram realizadas e têm beneficiado milhares de estudantes e comunidades em todo o estado. São programas pedagógicos, formações continuadas e ações de inovação, além da reconstrução de escolas, já são 33 unidades entregues somente nesta gestão, todas com padrão moderno, equipadas, com novos ambientes, bibliotecas, laboratórios, salas temáticas, climatizadas e com mobiliário novo.
Com o “Educação que Transforma”, o Governo do Amapá reafirma o compromisso com uma educação pública de qualidade, conectada às necessidades do presente e preparada para os desafios do futuro. A iniciativa representa a consolidação de políticas educacionais já implementadas e a abertura de novos caminhos para o fortalecimento da aprendizagem, da inclusão e da inovação em toda a rede estadual de ensino.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!