Governo do Amapá inicia matrículas prioritárias para estudantes com deficiência
Período especial garante acesso, organização da rede e atendimento adequado na rede pública de Macapá e Santana.
O Governo do Amapá dará início, a partir das 14h do próximo dia 9, ao período de matrículas prioritárias para estudantes com deficiência. A pré-matrícula será realizada exclusivamente pelo site oficial, encerrando às 23h59 do dia 12 de dezembro. A iniciativa assegura o direito ao acesso e permite que o Estado e os municípios organizem, com antecedência, a oferta de serviços e estruturas necessárias para o atendimento deste público.
A prioridade vale para todas as etapas de ensino:
- Educação Infantil – rede municipal;
- Ensino Fundamental – redes municipal e estadual;
- Ensino Médio – rede estadual;
- Educação de Jovens e Adultos (EJA) – redes municipal e estadual.
A ação abrange todas as escolas municipais e estaduais de Macapá e Santana, garantindo que as famílias possam realizar a pré-matrícula em qualquer unidade de sua escolha dentro das redes.
Entrega de documentos
Após a pré-matrícula online, as famílias deverão apresentar a documentação do estudante na escola selecionada no período de 15 a 19 de dezembro.
Entre os documentos a serem entregues estão o laudo médico e/ou relatório pedagógico da escola anterior, fundamentais para identificação das necessidades específicas de cada aluno.
Organização e garantia de atendimento especializado
O objetivo da matrícula prioritária é assegurar que os estudantes com deficiência tenham garantido o seu direito à educação, ao mesmo tempo em que permite ao Governo do Amapá e aos municípios planejar com eficiência a estrutura escolar para recebê-los.
Com as informações antecipadas, a rede pode organizar:
- Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE);
- Professores de AEE;
- Condições de acessibilidade nas escolas;
- Disponibilidade de cuidadores e professores auxiliares.
Para o coordenador de Educação Básica e Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, Cleiberton Souza, a matrícula prioritária fortalece o compromisso do Estado com a inclusão.
“Este período especial é fundamental para podermos garantir que cada estudante com deficiência seja acolhido com a estrutura adequada. A antecipação das informações permite que a rede organize recursos, profissionais e espaços, assegurando um processo educacional mais justo, acessível e de qualidade para todos", disse.
A matrícula prioritária é um passo essencial para garantir inclusão, equidade e um processo educacional que respeita as especificidades de cada estudante.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!