Governo do Amapá destaca resultados da operação 'Raio Audaz' e os 8 anos de atuação do Batalhão de Força Tática
Ação, que contou com mais de 50 policiais militares, resultou na prisão de foragidos e apreensão de drogas.
O Governo do Amapá realizou em Macapá, sob a coordenação do Batalhão de Força Tática da Polícia Militar, a operação "Raio Audaz – Um péssimo dia para delinquir”, ação para homenagear os 8 anos de criação da unidade. Com ações cada vez mais integradas e estratégias alinhadas às demandas atuais da segurança pública, o Governo do Estado reforça que o Batalhão de Força Tática seguirá firme na missão de proteger a população, combater a criminalidade e promover iniciativas que contribuam para a construção de um Amapá mais seguro, justo e tranquilo para todos.
A operação, que aconteceu na noite da última sexta-feira, 5, mobilizou mais de 50 "taticanos" com apoio da Diretoria de Inteligência da PM, atuando em patrulhamento tático, abordagens e incursões em áreas de pontes, regiões consideradas sensíveis para a circulação e a atuação de criminosos. Com a forte presença policial nas ruas, a operação "Raio Audaz" apresentou no sábado, 6, resultados expressivos:
• 8 boletins de ocorrência registrados;
• 10 pessoas presas, sendo: 4 foragidas da justiça, 4 envolvidas com tráfico de drogas e 2 detentos do regime aberto domiciliar descumprindo decisão judicial;
• Apreensão de maconha, crack e cocaína.
Os números refletem o impacto imediato da atuação da Força Tática, que vem se consolidando como uma das principais forças especializadas da Segurança Pública do Amapá. Em 2023, o governador Clécio Luís entregou o novo prédio do Batalhão localizado na Rua Claudomiro de Moraes, na Zona Sul de Macapá. Considerado estratégico, o local integra os investimentos do Estado contra a criminalidade.
Evolução, resultados e compromisso social
O 10º Batalhão da Polícia Militar do Amapá nasceu em 2010, quando a então Companhia Independente de Radiopatrulhamento Motorizado (CRPM), criada em 2008, foi alçada ao posto de batalhão, sendo chamado de Batalhão de Radiopatrulhamento Motorizado (BRPM).
Em 2017, em 4 de dezembro, a Polícia Militar alterou o nome para Batalhão de Força Tática, tendo como principal função o patrulhamento tático, que é uma ação de caráter mais enérgico e especializado, dotado de efetivo com treinamento específico.
Desde então, a unidade se consolidou como referência no patrulhamento tático e no enfrentamento direto ao crime organizado, sobretudo no combate ao tráfico de drogas. Os resultados acumulados ao longo dos anos demonstram a eficiência e a dedicação dos profissionais que compõem o batalhão.
Além da atuação operacional, a Força Tática amplia o papel social com projetos que alcançam aproximadamente 200 crianças em situação de vulnerabilidade, por meio das iniciativas: Esporte é Segurança (Judô), Quilombo Brasil (Capoeira) e Guardiões (Jiu-jitsu).
As ações solidárias promovidas pela tropa também se destacam, com arrecadação e distribuição de alimentos, roupas e brinquedos em datas como o Dia das Crianças, Natal e aniversário da unidade. Entre essas iniciativas, tem ainda o "Treinão da Força Tática", criado para incentivar a prática esportiva e aproximar a população das forças de segurança.
No campo educacional, o batalhão soma cinco edições do "Curso de Força Tática", além de diversas instruções e capacitações destinadas a outras unidades da PM e forças de segurança, fortalecendo o compartilhamento de conhecimento técnico e operacional.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!