Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

‘É uma oportunidade de crescimento’, diz mãe de finalista da Paralimpíada Matematicando promovida pelo Governo do Amapá

Edinamar Keilane Rios acompanhou o filho Vinycius no último dia de provas do projeto Educatech, que leva tecnologia e inclusão às escolas públicas e fortalece o aprendizado da matemática.

Por Marcio Bezerra
09/12/2025 10h00
Edinamar Keilane Rios e o filho Vinycius Rios Rodrigues representam a força da inclusão e da família na educação pública do Amapá

Durante a final da Paralimpíada Matematicando, promovida pelo Governo do Amapá, na sexta-feira, 5, na Escola Raimunda Virgulino, em Macapá, estudantes da Educação Especial mostraram que a combinação entre tecnologia, inclusão e incentivo certo pode transformar o aprendizado da matemática.

O campeonato integra o projeto Educatech Amapá, lançado em junho e implementado em 85 escolas públicas. A iniciativa inovadora alia o ensino da matemática à tecnologia, utilizando recursos como realidade virtual e um aplicativo interativo para facilitar o aprendizado da disciplina.

Edinamar Keilane Rios da Silva, mãe do estudante Vinycius Rios Rodrigues, de 15 anos, aluno do 9º ano da Escola Estadual Prof. Antonio Ferreira Lima Neto, acompanhou de perto todas as etapas da competição e ressaltou o benefício da iniciativa para crianças com deficiência.

“Essa iniciativa é maravilhosa. É ótimo ver o quanto o governo estadual está levando conhecimento, porque isso é um incentivo. A matemática muitas vezes é ignorada, mas ela é a base da nossa vida. Até para fazer um bolo em casa, ela é necessária. Principalmente para crianças com deficiência, como o meu filho, é uma oportunidade de crescimento. Uma chance real de inclusão nos estudos e na sociedade também”, disse Edinamar.

O estudante Vinycius Rios descreveu a experiência de participar da competição e como a proposta despertou motivação e o desejo de aprender matemática de forma mais dinâmica e interativa.

“Estou me sentindo muito feliz porque é a primeira vez que o Estado realiza uma prova que realmente nos dá vontade de estudar. Eu me preparei para esse momento e gostei muito da iniciativa”, comentou o finalista.

Vinícius Rios Rodrigues conquistou o 3º lugar na categoria ’Deficiência Física’ da Paralimpíada Matematicando

Outro estudante, Geandreson Viana, de 14 anos, da Escola Irandyr Pontes Nunes, celebrou o avanço na competição e a possibilidade de realizar a prova final por meio do aplicativo Matematicando.

“A primeira prova foi uma grande vitória, porque não é qualquer um que consegue passar. Para mim, foi bom para interagir e desenvolver mais inteligência. Estou preparado para essa última etapa agora no aplicativo”, compartilhou, entusiasmado.

Ao lado dos professores orientadores, Geandreson Viana celebra a participação na competição

Engajamento coletivo e impacto educacional

O professor de matemática, Raimundo Brito da Silva, da Escola Irandyr Pontes Nunes, localizada em Laranjal do Jari, estava presente com os alunos nas etapas olímpica e paralímpica da competição. Para ele, o evento envolveu toda a comunidade escolar e fortaleceu o interesse dos estudantes pela disciplina.

“Com certeza, este evento é muito válido. A primeira e a segunda etapas foram boas, com grande participação dos alunos e excelentes resultados. Estamos agora na finalização da terceira prova e, se Deus quiser, vamos sair campeões”, comentou o professor.

Professor de matemática, Raimundo Brito da Silva

Ele acrescentou que o Matematicando representa a construção de um ambiente escolar mais motivador, competitivo e conectado à inovação.

Edutech Amapá: tecnologia, inclusão e aprendizagem conectada

Lançado em junho deste ano pelo Governo do Amapá, o programa Edutech moderniza o ensino público com ferramentas tecnológicas, realidade virtual, aplicativos educacionais e metodologias ativas. A iniciativa é fruto de uma parceria com a empresa Inteceleri Tecnologia para Educação, responsável pela plataforma pedagógica utilizada nas escolas estaduais.

Foram investidos R$ 12 milhões do Tesouro Estadual em equipamentos, livros didáticos e na disponibilização do pacote Google Workspace for Education para os profissionais da Educação. São ferramentas que complementam o ensino e são aplicadas em sala de aula.

As Olimpíadas e Paralimpíadas Matematicando fazem parte desse movimento de transformação. Elas funcionam como espaços de prática, integração e desenvolvimento intelectual dos estudantes, uma forma de mensurar os resultados e o envolvimento dos participantes.

A presença ativa das famílias, o engajamento dos professores e a emoção dos alunos reforçam o impacto positivo do projeto Matematicando na rede pública de ensino. São inovações que despertam o interesse pela matemática de forma lúdica e acessível, promovendo um aprendizado mais significativo, inclusivo e conectado à realidade dos jovens. O projeto fez a diferença e foi aprovado por toda a comunidade escolar.

A iniciativa tecnológica envolveu alunos de 85 escolas públicas em todo o Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação