'Que todos se sintam seguros para fazer as compras natalinas e movimentar a economia', diz governador Clécio Luís sobre operação Papai Noel 2025
Operação iniciada nesta terça-feira, 9, reforça o policiamento nas ruas de Macapá e Santana para compras de fim de ano mais seguras.
Com o policiamento cada vez mais tecnológico, o governador do Amapá, Clécio Luís, lançou nesta terça-feira, 9, a operação “Papai Noel 2025”, para reforçar a segurança nas áreas comerciais e bancárias de Macapá e Santana durante o período de festas de fim de ano.
“Estamos apresentando ao comércio a operação que este ano é a mais tecnológica já empregada, com policiamento a pé, nas viaturas, e ainda com videomonitoramento e drones. Teremos reforço nos centros comerciais de Macapá e Santana, para onde converge o maior fluxo de compras, assim como também os subcentros comerciais de bairros. Nós queremos que cada cidadão saia de casa se sentindo seguro e à vontade para fazer suas compras natalinas, ficar feliz, e movimentar a economia no Amapá”, afirmou Clécio Luís.
A partir do emprego de pessoal dos batalhões da Polícia Militar, a operação intensifica o policiamento ostensivo e preventivo, ampliando a segurança para a população e o setor comercial, com efetivo a pé, patrulhamento motorizado, drones e apoio do videomonitoramento.
Por dia, são 52 homens nas ruas e, a partir do dia 22, serão 72 policiais nas ruas. A operação acontece até o dia 31 de dezembro, e se integra ao policiamento das festas de fim de ano, como a do maior Réveillon da Amazônia, organizada pelo Governo do Amapá no Anfiteatro da Fortaleza.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá recebeu a mais moderna de suas carretas de monitoramento, que começará a operar no próximo sábado, 13. O equipamento conta com uma torre de 15 metros e câmeras de alta precisão, capazes de realizar reconhecimento facial e identificar características que auxiliam na verificação de pessoas suspeitas, ampliando a capacidade preventiva das forças policiais. Com tecnologia avançada, a nova carreta reforçará diretamente as ações da Operação Papai Noel.
“Nós vivemos o melhor momento na segurança pública, com os maiores chamamentos de concursos públicos, quase 200 novas viaturas e equipamentos, drones, o ônibus de monitoramento integrado com as câmeras que já existem no comércio, e a partir de sábado teremos a carreta da segurança pública, com torre de 15 metros de altura fazendo varredura de videomonitoramento e será deslocada para garantir a segurança do Réveillon do Amapá. Esses investimentos geram a sensação de segurança que é muito importante para o comércio, para a economia, e para o bem-estar das pessoas”, completou Clécio Luís.
A Operação Papai Noel reforça o compromisso do Governo do Estado e da Polícia Militar com a proteção da sociedade, por meio de ações integradas e estratégias de prevenção à criminalidade em um período de grande circulação de pessoas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!