Governo do Amapá avança na execução das obras do Parque Residência e abre seleção para gestão comercial do espaço histórico
Parquinho, calçamento, restaurante e casa principal registram avanços importantes, enquanto outras áreas culturais e de convivência seguem em execução.
O Governo do Amapá avança nas obras do Parque Residência, projeto de requalificação da antiga Residência Oficial que promete se tornar um novo polo de cultura, turismo e convivência no Centro de Macapá. As frentes de serviço atuam em diferentes áreas, com foco em entregar espaços modernos, seguros e integrados ao patrimônio histórico da capital.
Com o objetivo de impulsionar investimentos no setor e ampliar o potencial turístico do Parque da Residência, um dos espaços culturais e históricos mais tradicionais da capital, foi lançado o Chamamento Público para selecionar empresa que ficará responsável pela gestão e exploração comercial dos espaços. O edital prevê a seleção de empresas com comprovada experiência na gestão de atividades turísticas. A permissão de uso será concedida por igual período de cinco anos, podendo ser prorrogada.
- Obras avançadas
No setor de lazer infantil, o parquinho já recebeu a instalação da grama sintética e as estruturas, como a casinha, passam agora pela etapa final de acabamento. Esse ambiente foi concebido para oferecer conforto às famílias e reforçar a proposta de convivência comunitária.
O calçamento com bloquetes avança em ritmo intenso, conectando os principais pontos do complexo e organizando a circulação de visitantes. Essa etapa é essencial para estruturar o espaço externo e facilitar o acesso às áreas de serviços e exposições.
No restaurante do parque, equipes trabalham na instalação da rede elétrica, pintura e ajustes finais de acabamento, parte fundamental para que o espaço de alimentação e convivência esteja pronto para receber público e eventos culturais.
Na antiga casa principal, que preserva traços marcantes da história governamental do estado, os serviços concentram-se na colocação de portas e janelas, passo que agora abre caminho para as fases de acabamento interno. O edifício será adaptado para exposições, área de memória e visitação pública.
Além dessas áreas, o projeto prevê ambientes como galeria de arte, praça de alimentação, espaços de exposições, áreas de empreendedorismo, anfiteatro e outros equipamentos culturais. A proposta também inclui a preservação de artefatos históricos que reforçam a memória regional.
O secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre, ressalta o impacto cultural e econômico do equipamento público. “O Parque Residência já começa a mostrar sua grandeza. Estamos conectando história, lazer e oportunidades econômicas em um só lugar. É um equipamento que vai atrair não somente os amapaenses, mas visitantes do nosso estado, será mais um equipamento para fortalecer o turismo da nossa capital”, aponta o gestor.
Com acompanhamento técnico permanente da Secretaria de Estado da Infraestrutura, o Governo do Amapá reafirma o compromisso de entregar o Parque Residência com qualidade, segurança, acessibilidade e em conformidade com o cronograma previsto, promovendo mais um ponto de encontro social e referência cultural para Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!