Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIAGNÓSTICO PRECOCE

Dezembro Laranja: Governo do Amapá realiza mutirão gratuito de prevenção ao câncer de pele neste sábado, 13

Consultas e exames são por livre demanda e ocorrerão no Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT).

Por Júnior Nery
11/12/2025 16h04
Mutirão do Governo do Amapá de prevenção ao câncer de pele integra a campanha Dezembro Laranja

O mês de dezembro chega iluminado pela cor laranja, trazendo um alerta fundamental sobre o câncer de pele, doença que representa 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. Para ampliar o acesso à prevenção, o Governo do Amapá realiza neste sábado, 13, das 9h às 15h, um mutirão de atendimento dermatológico em livre demanda.

A programação ocorre em parceria com a Associação Brasileira de Dermatologia (SBD) e conta com o apoio da médica voluntária, Simone Sá, articulado pela primeira-dama do Estado, Priscilla Flores.

A ação será realizada no Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), em Macapá, sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Essa é a primeira vez que o Amapá integra a campanha nacional "Dezembro Laranja".

Leonardo Pereira, diretor do CRDT

De acordo com o diretor do CRDT, Leonardo Pereira, a iniciativa reforça a importância do cuidado contínuo, sobretudo porque, quando detectado precocemente, o tratamento apresenta altas taxas de sucesso e letalidade inferior a 10% nos casos mais graves. 

“Estamos unindo nossas equipes e parceiros para acelerar avaliações, procedimentos e encaminhamentos necessários. É uma ação do Governo do Amapá que garante atenção especializada e agiliza o diagnóstico, fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de pele”, destacou.

Atendimento integral

O mutirão será conduzido por especialistas do CRDT, com possibilidade de realização de biópsia imediata em casos suspeitos. A dermatologista e representante da SBD, Simone Sá, lembra que, apesar de não haver dados locais consolidados sobre incidência — já que o câncer de pele não é de notificação compulsória —, o cenário nacional acende um alerta importante.

Simone Sá, dermatologista e representante da SBD

“Os dados do Instituto Nacional do Câncer [Inca] mostram que 33% dos casos registrados no país são de câncer de pele. O melanoma, que é o tipo mais grave, apresenta letalidade inferior a 10%. Já os carcinomas basocelular e espinocelular são altamente tratáveis e curáveis com a remoção cirúrgica quando identificados precocemente”, explicou Simone.

Com o mutirão deste sábado e as ações de conscientização do Dezembro Laranja, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, o diagnóstico precoce e o acesso a tratamentos eficazes. A iniciativa integra o esforço contínuo do Estado para garantir cuidado integral, orientação qualificada e proteção à população.

Fique atento aos sinais!

  • Lesão elevada, brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra com facilidade;
  • Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, bordas ou tamanho;
  • Mancha ou ferida que não cicatriza, cresce, coça, apresenta crostas, erosões ou sangramento.

Cuidados importantes

  • Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetor solar;
  • Cobrir áreas expostas com roupas adequadas, como camisa de manga longa e chapéu de abas largas;
  • Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h;
  • Usar barracas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação UV. As de nylon não são seguras;
  • Aplicar filtro solar diariamente (FPS 30 ou mais), reaplicando a cada duas horas;
  • Observar a própria pele com regularidade;
  • Manter bebês e crianças protegidos — filtro solar somente após os seis meses;
  • Consultar um dermatologista ao menos uma vez ao ano.
Quando detectado precocemente, o tratamento apresenta altas taxas de sucesso

Quando buscar ajuda?

Ao identificar qualquer lesão suspeita, a pessoa deve procurar um serviço de referência em dermatologia para avaliação clínica (dermatoscopia) e possível biópsia.

Nos casos confirmados de câncer de pele, o tratamento definitivo é a remoção cirúrgica da lesão com margem de segurança, procedimento que garante altas taxas de cura, especialmente quando realizado precocemente.

Principais tipos de câncer de pele

  • Carcinoma Basocelular (CBC)
    O mais comum e de baixa letalidade. Surge principalmente em áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas e pescoço. Costuma se apresentar como uma pápula avermelhada, brilhante, com crosta central que sangra facilmente.

  • Carcinoma Espinocelular (CEC)
    Aparece em regiões expostas ao sol e pode se manifestar como ferida espessa, avermelhada, descamativa, semelhante a uma verruga, que não cicatriza e sangra ocasionalmente.

  • Melanoma
    Menos frequente, porém o mais perigoso. Tem alta chance de cura quando detectado cedo. Geralmente surge como uma pinta escura que muda de cor, tamanho ou formato. Pessoas com histórico familiar devem manter exames regulares.

Serviço

Mutirão de prevenção e diagnóstico do câncer de pele
Hora: 9h às 15h
Local: prédio do CRDT, na Rua Professor Tostes, 2212, bairro Santa Rita, em Macapá

Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT)

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde