2ª edição do Seminário Estadual de Formação Continuada reúne gestores e marca entrega antecipada de Chromebooks no Amapá
Evento apresentou resultados das ações formativas de 2025 e antecipou a entrega dos equipamentos que integram o programa 'Educatek Amapá', voltado à inovação pedagógica que será aplicada no ano letivo de 2026 em toda a rede estadual.
Educar é um ato de amor, mas também de responsabilidade. Para fazer jus a essa missão, o Governo do Amapá promove, durante todo o ano, qualificações contínuas para atualizar e fortalecer o trabalho dos profissionais da rede estadual. Nesta quarta-feira, 10, essas ações foram apresentadas no 2º Seminário Estadual de Formação Continuada, realizado no auditório do Senac, em Macapá.
Antes do início das avaliações, os participantes foram recepcionados com música ao vivo interpretada por Nelcirema Pureza, gerente do Núcleo de Educação Especial. O encontro seguiu com a chegada do secretário de Educação, Paulo Lemos, que entrou no auditório carregando uma caixa com Chromebooks e fez uma entrega antecipada aos formadores. Ele explicou a estratégia adotada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para o ano letivo de 2026.
“Optamos por entregar primeiro às equipes de formação porque eles precisam sair na frente, dominar o equipamento e multiplicar esse conhecimento. Os carrinhos estão chegando e, no retorno às aulas, no dia 2 de fevereiro, faremos o grande lançamento do 'Edutech Amapá', com 15 mil Chromebooks distribuídos às escolas, na presença do governador Clécio Luís”, disse o secretário.
O gerente do Núcleo de Formação Continuada, Jair Borges, reforçou que o seminário marca um momento de avaliação e celebração das ações realizadas ao longo de 2025.
“Este segundo seminário estadual tem o objetivo de apresentar tudo o que o Núcleo e os demais setores da Seed desenvolveram ao longo do ano. Conseguimos chegar a todos os municípios, levando formação aos professores de diferentes territórios do Amapá. Hoje celebramos e também ouvimos a rede, avaliando e planejando as formações de 2026”, explicou.
Com o tema Educação, diversidade e práticas pedagógicas na Amazônia amapaense, o seminário promoveu debates sobre práticas exitosas, mesas temáticas e troca de experiências entre profissionais de vários municípios.
Para Suzanne Santos, coordenadora pedagógica do Núcleo de Formação Continuada (Nufoc), o evento reforça o papel das políticas formativas desenvolvidas no Estado para os profissionais da educação.
“Nosso objetivo é divulgar o trabalho feito pelos núcleos de formação, mostrando práticas exitosas voltadas para professores, coordenadores pedagógicos e gestores. É um espaço de troca e de fortalecimento das políticas formativas da Seed”, completou a educadora.
Educar com responsabilidade requer preparo. Para isso, o Governo do Amapá investe de forma contínua na formação dos profissionais da rede estadual, valorizando o trabalho dos educadores e fortalecendo a implementação das diretrizes educacionais em todo o estado, alinhado ao plano de gestão que busca transformar a educação amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!