Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM E GRATIDÃO

Pacientes do Centro de Práticas Integrativas em Saúde do Amapá prestam homenagem e emocionam servidores com cantata de Natal em gratidão

Com mais de 70 mil procedimentos realizados em 2025, o Cerpis reforça o impacto humano e terapêutico das práticas integrativas no Amapá.

Por Júnior Nery
14/12/2025 11h59
Como forma de retribuir o acolhimento, apoio de assistência, pacientes do Cerpis prestam homanegem aos servidores do Cerpis

Um brilho especial tomou conta do Centro de Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis), administrado pelo Governo do Amapá. Em um gesto carregado de afeto e reconhecimento, pacientes do espaço promoveram na quinta-feira, 11, uma homenagem natalina aos servidores que, diariamente, oferecem acolhimento, cuidado e assistência aos usuários que buscam as terapias alternativas oferecidas pelo centro.

Ao todo, 13 pacientes que integram o grupo de Biodança, conduzido pelo professor do coral do Cerpis, Jonathan Duarte, organizaram uma cantata que emocionou quem estava presente. Canções natalinas, mensagens de agradecimento e olhares cheios de gratidão marcaram o momento, cuidadosamente preparado por pessoas que encontraram nas práticas integrativas uma nova forma de recomeçar.

A diretora do Cerpis, Ângela Loureiro, destacou a força simbólica da homenagem e a relação construída entre equipe e pacientes.

Ângela Loureiro, diretora do Cerpis

“A gente fica emocionado demais com essa demonstração de afeto, porque são nossos pacientes, e eles quiseram fazer essa homenagem para os servidores como forma de agradecimento por todo carinho que recebem aqui com a gente. Maravilhoso. Ao longo do ano, realizamos mais de 70 mil procedimentos, e ver esse retorno é algo indescritível”, afirmou a diretora.

Gesto de gratidão

A celebração foi conduzida pelo instrutor dança e canto do Cerpis, Jonathan Duarte, que explicou como o momento foi pensado coletivamente. Segundo ele, além da apresentação musical, o encontro contou com um coffee break, sorteio de brindes e trocas de mensagens positivas. Para ele, a harmonia entre servidores e pacientes faz parte do sucesso das terapias.

Johnatan Duarte, professor do gupo Biodança, do Cerpis

“Tanto eles homenageiam os servidores quanto os servidores também homenageiam elas. Aqui o tratamento acontece em mão dupla. Muitas dessas mulheres convivem com ansiedade, depressão e doenças crônicas, então esse incentivo e as palavras positivas fazem parte da nossa rotina”, detalhou Duarte.

Laços afetivos

Entre as pacientes que participaram da apresentação está Mercedes dos Santos do Rosário, de 73 anos, moradora do Curiaú e usuária assídua do Cerpis. Duas a três vezes por semana, ela atravessa a zona norte para o centro de Macapá,  para realizar tratamentos diversos.  Com voz segura e emocionada, ela resumiu o sentimento de retribuição.

Mercedes dos Santos do Rosário

“Faço tratamento da coluna, fisioterapia, já fiz agulhinha [acupuntura]… Tudo isso me ajuda a melhorar. A homenagem é uma forma de agradecer pelo carinho. A chefe daqui, os médicos, as meninas da massagem… todos tratam a gente muito bem. É um acolhimento que a gente leva para a vida”, contou Mercedes.

Balanço positivo

Com a marca de mais de 70 mil procedimentos realizados em 2025, o Cerpis encerra o ano reafirmando seu papel fundamental na saúde pública amapaense. Além de contribuir para a reabilitação física e mental, as terapias alternativas — como acupuntura, quiropraxia e auriculoterapia — fortalecem o bem-estar emocional e devolvem autonomia e esperança a milhares de pessoas.

O Governo do Amapá segue comprometido com políticas de saúde que valorizam o cuidado integral, ampliando o acesso da população a práticas seguras, humanizadas e que transformam vidas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde