Cantata ‘Natal dos Clássicos’ emociona famílias e celebra encerramento do ano letivo no Centro de Educação Walkíria Lima, em Macapá
Apresentações inspiradas em Bach, Vivaldi e grandes compositores da música erudita foram interpretadas pelo Coral Infantojuvenil Rosana Lobato, ganhando aplausos e levando emoção à plateia que lotou o auditório.
Crianças e adolescentes cantaram e tocaram o coração de familiares, professores e convidados no encerramento do ano letivo do Centro de Educação Profissional Walkíria Lima, em Macapá. Na quarta-feira, 10, o Governo do Amapá realizou a tradicional cantata natalina do Coral Infantojuvenil Rosana Lobato, que teve como tema, neste ano, “Natal dos Clássicos”.
Antes mesmo de as “cortinas se abrirem”, o clima já era de encanto. As crianças do coral afinavam as vozes enquanto o diretor do Centro, Bruno George, tocava piano durante o último ensaio. O som das melodias clássicas ecoava pelo auditório e já emocionava quem aguardava para assistir ao espetáculo.
“É sempre um momento muito esperado. Decidimos resgatar as canções tradicionais de Natal, e as crianças cantam não só em português, mas também em inglês. Elas estão afinadíssimas, interpretando músicas que tocam a plateia”, descreveu, orgulhoso, o diretor.
O espetáculo natalino contou com as vozes de cerca de 80 crianças, que deram forma e emoção às músicas clássicas. A cantata faz parte do calendário anual da instituição e simboliza a celebração de um trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo.
À frente do coral, o maestro Samuel Oliveira conduziu as crianças por repertórios que incluíram Händel, Vivaldi, Michael David Smith, entre outros compositores. A proposta deste ano foi apresentar às crianças músicas eruditas relacionadas ao período natalino.
“Eles cantam ‘Aleluia’, ‘Glória’, peças em inglês e até em latim. Pensei que encontraríamos barreiras, mas as crianças se apaixonaram pelas músicas. Em pouco tempo conseguimos montar um programa lindo, e foi uma experiência maravilhosa para elas”, compartilhou o maestro, emocionado com o resultado.
A coletânea ganhou um valor cultural adicional com a música “Jesus, Alegria dos Homens”, apresentada com o apoio do grupo de cordas, um clássico que atravessa séculos e continua a tocar corações.
Outra peça marcante foi “Gloria in Excelsis Deo”, de Vivaldi. O destaque da noite, no entanto, ficou por conta de ‘Aleluia’, a quinta música apresentada, que, de tão emocionante, foi repetida ao final a pedido do público.
William Rio, pai de dois participantes do coral, acompanhava atentamente o momento musical, marcado pelo tom nostálgico e pelos louvores a Deus. Com a voz embargada, ele expressou o orgulho de ver as crianças no palco.
“É lindo demais, porque é da boca das crianças que sai o perfeito louvor. Me emociono todas as vezes. Cada apresentação é mais bonita que a outra”, contou.
A apresentação marcou o encerramento do ano letivo no Centro Walkíria Lima, que ao longo de 2025 promoveu eventos artísticos em datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Recital Folclórico Junino. A Cantata Natalina, além de levar emoção ao público, reforça o papel social da escola ao democratizar o acesso à música, incentivar talentos e aproximar a comunidade da formação artística.
Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima
O Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima oferece cursos técnicos de nível médio em canto, regência e diversos instrumentos musicais, atendendo atualmente mais de 600 alunos. A instituição também promove recitais abertos ao público e grandes ações culturais, como o Festival Amazônia EcoMúsica, que teve sua primeira edição em 2024.
Fundado em 1952, o espaço integra o sistema de educação profissional do Governo do Amapá e já formou talentos musicais em diferentes modalidades da música instrumental ao canto. As ações desenvolvidas buscam ampliar o acesso da população à formação e à apreciação de talentos musicais da região.
Para ingressar nos cursos, os interessados devem acompanhar a publicação do edital de matrícula, com abertura prevista para fevereiro, divulgado nos canais oficiais do Governo do Amapá e da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!