Encontro discute o fortalecimento das políticas educacionais para as séries iniciais
O evento reúne gestores escolares, pedagogos e equipes técnicas que atuam em média em 53 escolas da rede estadual de ensino de Macapá e Santana.
O objetivo do evento, que se estende até o final do dia de hoje, é o planejamento sistemático de um trabalho articulado como todos os envolvidos para que haja uma unidade na metodologia. Outra meta do encontro é traçar estratégias para melhorar os indicadores educacionais no Estado do Amapá
De acordo com a gerente Núcleo de Assessoramento Técnico Pedagógico, Célia Mota, os anos iniciais do ensino fundamental são o pilar de todo o processo de escolarização para que o aluno tenha sucesso nos demais seguimentos, diante disto é importante dar uma atenção com mais foco obedecendo o desenvolvimento da política educacional.
“Nós temos essa responsabilidade e entendemos a importância de se trabalhar na base, caso contrário será mais difícil continuar com a eficácia nas etapas seguintes do processo de aprendizagem. Temos o comprometimento de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica [Ideb] e andarmos no sentido de transformar essa realidade”, destacou Célia Mota.
Os anos iniciais correspondem ao ciclo de alfabetização que é composto do 1º ao 5º ano. O encontro também tem a parceria do Núcleo de Formação Continuada (Nufoc) que é um dos responsáveis pela formação dos professores de alfabetização.
A partir das 14h, o encontro continua com oficina prática para os gestores na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café. Na oportunidade será apresentado um planejamento elaborado por pedagogos em parceria com professores de 4º e 5º ano.
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