Governo do Amapá promove 1ª Corrida da Juventude com mais de 5 mil participantes em Macapá
Jovens, adultos e até pessoas idosas participaram da 1ª Corrida, nos dois percursos , 3 e 6 Km.
Mais de 5 mil jovens e adultos reuniram-se na 1ª Corrida da Juventude, iniciativa promovida pelo Governo do Amapá em parceria com o Instituto Marco Zero da Amazônia (Imaza), nesta sexta-feira, 12. O evento teve como objetivo principal proporcionar uma ação de cultura, lazer e esporte, atraindo jovens, famílias e atletas amadores e profissionais.
A força e a longevidade da prática esportiva foram destacadas pelos participantes. Aretha Araújo, 40 anos, expressou seu entusiasmo: "Apesar dos meus 40 anos de idade, correr para mim é um grande incentivo de vida e saúde." Ela completou o percurso de 6 km em 34 minutos, ressaltando que sua participação em corridas de rua visa manter a forma, fazendo-a sentir mais jovem, e não a busca por títulos.
A Secretária de Estado da Juventude, Priscila Magno, também participou do percurso de 6 km, concluindo a prova em 45 minutos. Ela celebrou o sucesso da mobilização.
"Superamos nossas expectativas com o número de inscritos, com muitos jovens, pessoas adultas e até idosos prestigiando a corrida", afirmou Priscila Magno.
A gestora ressaltou que o Governo do Amapá está incentivando a prática esportiva e valorizando a juventude amapaense.
Priscila Magno destacou ainda os investimentos da gestão do governador Clécio Luís voltados para essa faixa etária, citando programas como o Habilita Amapá, que beneficia cerca de 10 mil jovens com a carteira de habilitação gratuita, além do Jovem Motora, Amapá Jovem e outros projetos destinados à valorização da juventude.
Premiações e vencedores
Nesta primeira edição, a concentração e largada ocorreram em frente ao prédio do Tribunal Regional do Trabalho, na Rodovia do Centenário, com percursos de 3 e 6 km.
Houve premiações em dinheiro para os classificados do 1º ao 5º lugar nos 6 km (categorias masculina e feminina), e do 1º ao 3º lugar na categoria Pessoa com Deficiência (PCD), além de troféus e medalhas.
O atleta paralímpico Aristeu Ferreira, 65 anos, morador do bairro Congós, conquistou a primeira colocação na categoria PCD (6 km).
"Há dezoito anos estou participando de eventos como esse com muita garra e saúde, focado nas competições e incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo, pois praticar qualquer tipo de esporte nos traz vida," enfatizou.
Nos 3 km, o 1º lugar no percurso de 3 km foi conquistado por Édrio Rocha, 28 anos, que fechou o circuito em 9 minutos e 28 segundos.
"Foi uma corrida bastante disputada por mulheres e homens preparados para a competição. Treinamos muito e, graças a Deus, conseguimos chegar em primeiro lugar," destacou.
O vencedor geral, nos 6 km, foi Aldair Nascimento, 27 anos, que concluiu o percurso cronometrado em 15 minutos e 40 segundos.
"Fico muito feliz com essa conquista, pois estou há três anos praticando essa modalidade esportiva e, nesse período, já conquistei alguns títulos e medalhas," finalizou.
A participação no evento teve como exigência a doação de alimentos não perecíveis e brinquedos, que serão entregues à comunidade para celebrar o Natal.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!