Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'DIVERSARTE'

Governo do Amapá realiza feira e sarau, unindo cultura, arte, inclusão e diversidade na Escola Estadual Antônio João

Programação que celebrou a passagem do Dia Internacional dos Direitos Humanoso foi realizada na tarde deste sábado, 13, em Macapá.

Por Joyce Batista
14/12/2025 10h10
Evento contou com apresentações de música, dança, teatro, poesia e contação de histórias

O Governo do Amapá realizou, neste sábado, 13, o "Diversarte: Feira e sarau da diversidade", na quadra da Escola Estadual Antônio João, em Macapá. A programação contou com apresentações artísticas e culturais que abordaram os direitos humanos, a inclusão de pessoas com deficiência e com altas habilidades, além da valorização das identidades negras, quilombolas e LGBTQIAPN+.

O evento celebrou a passagem do  Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), com música, dança, peças teatrais, contação de histórias, teatro e poesia, tendo a participação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de pessoas com necessidades especiais e de grupos e artistas locais.

Eunice Silva, coordenadora do Comitê de Educação e Direitos Humanos

“Essa data é importante porque marca o direito do ser humano de ser acolhido, de ter direito à habitação, saúde, moradia e, principalmente, respeito. E nós, dentro da Seed, buscamos melhorar as condições de saúde, além de prevenir a violência e agir contra essa discriminação, buscando uma equidade dentro das escolas”, explica a coordenadora do Comitê de Educação e Direitos Humanos, Eunice Silva.

Alunos da EJA também participaram da programação

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), como parte do projeto Educação que Transforma, e também contou com o apoio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Sandra Casimiro, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed

“A educação trabalha por essa diversidade. Então, estamos aqui mostrando o fruto disso, do que está acontecendo dentro das nossas escolas, nos nossos centros. E aqui celebramos, com muita alegria, essa diversidade e esse respeito que nós queremos em toda a sociedade”, afirma a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Sandra Casimiro.

Uma das apresentações foi do Centro Educacional Raimundo Dias Nonato, que há 30 anos atua com atendimento clínico e educacional de pessoas com deficiências e transtornos. Os alunos deram show com a banda de música e apresentação de músicas autorais.

Nilzete Mendes, diretora do Centro Educacional Raimundo Nonato

“Estamos participando do Diversarte, vindo ressaltar a importância da inclusão das pessoas com consciência e do direito à equidade, e também para mostrar os talentos de nossos alunos, através de uma apresentação com o grupo do projeto IMA, Inclusão Musical do Amapá, que nós desenvolvemos”, diz a diretora do Centro Raimundo Nonato, Nilzete Mendes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação