Império da Zona Norte se consagra campeã do Festival de Sambas de Enredo do carnaval amapaense
Com o enredo “Amazonas, o que diz a tua foz – Da preservação ao progresso”, a agremiação levantou a taça.
A escola de samba Império da Zona Norte, conquistou o seu segundo título de campeã do Festival de Sambas de Enredo ao apresentar uma obra que emocionou o público e os jurados. Com o enredo “Amazonas, o que diz a tua foz – Da preservação ao progresso”, a agremiação apresentou o tema que defenderá no Carnaval de 2026.
O samba vencedor propõe uma viagem poética e crítica pelo Rio Amazonas, desde suas origens até a foz, exaltando a riqueza da biodiversidade e a cultura dos povos que vivem às margens do maior rio do mundo. Ao mesmo tempo, o enredo levanta um importante debate contemporâneo: o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
“Esse título representa muito mais do que a vitória em um festival. Ele é fruto de um trabalho coletivo, feito com amor, dedicação e respeito à nossa escola e à nossa comunidade. Parabenizo todos os compositores, a comissão de carnaval, a diretoria e cada componente que acreditou nesse projeto. Essa conquista é da Zona Norte, é do nosso povo e nos dá ainda mais força para fazer um grande desfile. Vamos seguir unidos, porque o trabalho continua e o nosso compromisso com a cultura e com o samba é maior do que nunca”, destacou o presidente da agremiação, William Matos.
Um dos pontos centrais da narrativa é a discussão sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial, tema atual e sensível, abordado pela escola com responsabilidade e consciência social. A proposta do Império da Zona Norte é refletir sobre um modelo de progresso que respeite a vida, a natureza e as futuras gerações.
A apresentação se destacou pela força da letra, pela melodia envolvente e pela coerência com a identidade da escola, fatores que garantiram a vitória no festival. Com o título, a Império do Povo reafirma seu compromisso com enredos de relevância social e cultural, prometendo levar para a Avenida, em 2026, um desfile impactante, que une arte, reflexão e emoção.
Carnaval 2026
Este ano, o clima carnavalesco chega ainda mais forte. Em 2026, a Liesap homenageará o icônico Mestre Sacaca, com o enredo “Centenário do Rei, Viva Sacaca!”. A proposta reforça a valorização da cultura amapaense em um momento marcado por investimentos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do senador Davi Alcolumbre, além da presença do Amapá como tema da Estação Primeira de Mangueira no carnaval carioca, ampliando a projeção nacional da região.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!