Governo do Amapá realiza oficinas de produção de biscoitos e enfeites natalinos para mulheres atendidas pelo Cram, em Oiapoque
A venda dos produtos pode gerar uma renda extra durante as festas de fim de ano.
Com o intuito de oferecer atividades de formação que possam gerar renda, o Governo do Amapá realizou oficinas de produção de biscoitos e enfeites natalinos, para 30 mulheres em situação de vulnerabilidade social em Oiapoque.
As oficinas foram planejadas pela equipe do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), em parceria com a empresa Oiapoque Energia. O Cram é um dos centros vinculados à Secretaria de Políticas para Mulheres, que oferece atendimento e acolhimento às mulheres em situação de violência, com serviços psicossociais, assistência jurídica e fisioterapia.
A coordenadora do Cram, Nátane Oliveira, disse que as oficinas, além de envolver as participantes no espírito de Natal podem gerar renda extra no final do ano.
“A autonomia financeira é fundamental para que as mulheres consigam romper o ciclo de violência, pois dependência econômica é a principal barreira que as mantém presas ao agressor por medo da falta de recursos e insegurança para prover a si e aos filhos. Uma das soluções que oferecemos é a capacitação profissional, que pode levá-las a empreender, permitindo escolhas, que levem a uma vida segura e digna”, pontuou a coordenadora.
O Governo do Estado assume o compromisso para que se respeite, proteja e se cumpra os direitos humanos das mulheres, reconhecendo seu valor, assim como seus direitos. O empreendedorismo tende a melhorar as dinâmicas de distribuição dentro do lar, e pode, também, tirar famílias inteiras da pobreza.
A participante, Nelle Suelen Gonçalves, de 38 anos, é artesã. Ela disse que vai comprar os ingredientes para fazer os biscoitos natalinos para a ceia da família e vender para suas clientes.
“Estou me organizando para fazer uma produção maior, com ingredientes de qualidade. Já estou fazendo também, embalagens atrativas. Vou calcular o custo de cada item, incluindo a mão de obra, para definir um preço de venda justo”, ressaltou Nelle.
Serviço:
O Cram de Oiapoque funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Confira o endereço:
Oiapoque
Endereço: Rua Assaid da Silva Sfair, nº 671, bairro Planalto
Contato: (96) 98402-9406
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!