Balanço 2025: investimentos do Governo do Amapá na UPA Zona Norte refletiram em mais de 750 mil atendimentos
Unidade recebeu novo aparelho de raio-x, eletrocardiograma, ambulância e outros equipamentos que reforçaram os serviços ao longo do ano.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Florência Souza, na Zona Norte, em Macapá, tem um papel estratégico na rede de saúde pública ao trazer resolutividade para os casos de média complexidade, desafogando principalmente o Hospital de Emergência (HE). De janeiro a novembro de 2025, foram registrados 751.717 atendimentos.
A alta demanda também reflete os investimentos do Governo do Amapá na UPA. Este ano, a unidade inaugurou a nova sala de raio-x, recebeu uma ambulância e vários equipamentos, fortalecendo os serviços de saúde para a população da Zona Norte.
Em quase um ano, a UPA realizou:
- 309.267 consultas, entre atendimentos clínicos, pediátricos e de enfermagem;
- 320.682 procedimentos medicamentosos, incluindo administração de medicamentos, curativos e cuidados diretos ao paciente;
- 71.200 classificações de risco, garantindo a organização do fluxo conforme a gravidade;
- 40.981 exames laboratoriais;
- 7.200 exames de imagem (raio-x);
- 5.376 atendimentos com estabilização e observação por até 24 horas;
- 3.175 pequenas cirurgias;
- 1.036 atendimentos direcionados às urgências.
De acordo com a diretora da UPA Zona Norte, Mary Ellen Moura, os resultados refletem os investimentos contínuos promovidos pelo Governo do Amapá na área da saúde.
"Atualmente, a UPA Zona Norte conta com ambulância própria, o que melhorou significativamente o fluxo interno e reduziu o tempo de espera de pacientes que antes precisavam ser deslocados até o HE apenas para a realização de um raio-x simples, como nos casos de suspeita de fratura. A medida também contribuiu para desafogar o Samu, que anteriormente realizava esse tipo de transporte", destacou Mary.
Outra conquista importante é a máquina de eletrocardiograma, capaz de emitir laudos em até dez minutos. O serviço funciona em parceria com o Hospital do Coração, em São Paulo, e utiliza a telemedicina.
O método permite que um cardiologista especialista acompanhe remotamente a consulta, avaliando o exame em tempo real junto ao clínico-geral da UPA e ao paciente. A iniciativa amplia a precisão diagnóstica e agiliza a tomada de decisões, especialmente em casos suspeitos de doenças cardíacas.
Com números expressivos e avanços estruturais, a UPA Zona Norte encerra 2025 como uma das principais portas de entrada do sistema de saúde estadual, garantindo atendimento humanizado, resolutivo e cada vez mais integrado à rede de urgência e emergência do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!